-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Bom dia

Continuo firme e forte na minha nova indução, que aos poucos vou contar, porque as coisas ainda estão em curso. Hoje vim falar das proporções e das quantidades que estou consumindo. Ontem fiz um post sobre alguns erros que podemos cometer em relação ao estado de cetose nutricional (aqui), falei também dos alimentos que podem ajudar nesse período, quem não leu, leia, pois vale a pena. Primeiramente cada organismo é de um jeito e o que vale pra mim, pode não valer para você, então não adianta me perguntar se pode comer isso ou aquilo, se vai engordar ou não, porque eu não sei. Eu tomo café e tudo bem, mas tem gente que toma café e trava ou tem compulsão, sei lá. Falo isso porque MUITA gente me faz perguntas que eu não tenho como responder, primeiro porque não sou nutricionista, nem especialista, segundo porque DEPENDE!! Cada um deve testar e ver como seu corpo reage, ok? Esclarecido isso vamos às proporções. Li no blog "Fat New World" sobre o excesso de proteínas e algumas quantidades no post: "Porque muitos falham a entrar em cetose". Ingerir muita proteína fará com que esse excesso libere glicose, e a cada 2g de proteína consumida, 1 a 1,2g é potencialmente convertida em glicose. Por exemplo, cada 100g de proteína podem ser derivadas 57g de glicose. O que atrapalha consideravelmente a cetose se você comer 300 ou 400g, façam os cálculos. Sobre a quantidade de gordura a se consumir, sempre achei muito difícil saber qual seria o melhor valor, então vi neste post uma proporção que me agradou e facilitou meus cálculos: 

"Uma fórmula eficaz utilizada em quadros clínicos é um consumo de gordura que excede o dobro dos hidratos de carbono mais metade da proteína, por exemplo, 300g de gordura, 50g de hidratos de carbono e 100g de proteína. Tendo isto em conta, é transparente a razão porque muitos dos que utilizam as dietas cetogénicas para fins estéticos falham em atingir a cetonúria ideal: demasiada proteína". 



No meu caso, tenho 69kg (arredondados, heheh), estou comendo em média 20g de carbos (indução), isso quer dizer que devo comer 178g de gordura. Sobre a quantidade de proteína eu não expliquei: assim, algumas dietas low carb sugerem que se coma 0,8g por cada quilo de massa magra. Eu tenho 40kg de massa magra, então deveria comer 32g de proteína/dia. No momento isso é inviável, gente, isso seria comer 1 bife de 100g e mais 2 ou 3 ovos, e eu iria morrer de fomeeee, kkkk. Nessas dietas existe ainda o dia da recarga, o que não tem na nossa dieta, então acredito que não seja possível fazer uma equivalência entre as dietas. Agora estou fazendo o que muitos nutricionistas sugerem para quem quer emagrecer, comer 1g de proteína para cada quilo da pessoa (SEM DEIXAR DE FAZER ATIVIDADE FÍSICA!!!). Assim eu estabeleci que vou comer em média 69g de proteína/dia, entenderam? Caso não funcione, vou reduzir mais um pouco, tipo 0,8g/quilo corporal, isso daria 55g de proteína/dia.  Acho que cada um terá que procurar a sua proporção ideal, mas partir de um número assim, já ajuda. 


Antes, eu confesso, nunca contei nada. Não tenho paciência para ficar pesquisando ou olhando listas e tal. Mas fiquei animada com o aplicativo FatSecret que conta tudo rapidinho e tem informações já registradas de produtos industrializados (é grátis!!). Se algum produto não esta cadastrado, você mesmo pode cadastrar com o código de barras, não é legal? 

Mas, por que tem tanta foto do meu Quindim de coco "high-fat" neste post? Porque é uma receitinha que esta me ajudando a tapar o buraco da fome nos lanches, pois tem poucos carbos, pouca proteína e muita gordura boa!!! Fiz até uma tabelinha com as informações nutricionais da receita, espero que gostem. 


 Preparo:

1. Bata todos os ingrediente em uma tigela;
2. Coloque o creme em um ramekim e leve ao forno (180°) por 30 minutos ou até dourar. 
3. Salpique metade do coco ralado sobre o quindim;

Se preferir use umas gotas de essência de baunilha.




PS1. Na indução estendida é possível comer coco ralado. Caso você esteja fazendo a indução pela primeira vez, retire o coco, pois ficará gostoso igualmente.

PS2. É fundamental você pesar todos os seus alimentos durante esse período e assim reaprender a comer. 

PS3. Neste mesmo post vi que a ingestão de glutamina pode atrapalhar o estado de cetose, assim eu retirei este aminoácido da minha dieta. Vale a pena ler a respeito e decidir o que você quer fazer. veja este trecho:

"Para piorar as coisas, alguns caem no erro de suplementar a dieta com glutamina de forma a beneficiar do papel anti-catabólico que lhe é atribuído (embora duvidoso deixam-me dizer). A glutamina é um aminoácido gluconeogénico que em condições de baixo nível de insulina eleva consideravelmente a produção de glicose no fígado e rim. A concentração plasmática de glutamina relaciona-se de forma inversa com a glucagina, uma hormona que estimula a síntese de novo de glicose. Isto acontece porque a glutamina é preferencialmente mobilizada para a gluconeogénese [7]. A suplementação, aliada a uma dieta consideravelmente rica em proteína, pode ser, e geralmente é, um factor limitante para o sucesso dos regimes cetogénicos. "



0 comentários

Perder Peso Rápido