-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

A palavra de ordem na nossa dieta é "desconstruir". Desconstruir tabus, preconceitos e verdades universais. Começando com: "gordura é ruim". No estilo de vida low carb, gordura não é ruim. Imagine a cena: nossos ancestrais separando as gorduras dos alimentos. -"Neander", me passe o peito, porque a coxa tem muita gordura... heheheheh. Vou estudar mais sobre as gorduras e trazer informações para vocês, por enquanto vamos falar de manteiga e margarina, pois essa semana fui questionada sobre a margarina. No livro do dr. Atkins é bastante clara sua posição: manteiga pode e margarina, não. No entanto, ele não explica muito os motivos. Achei válido fazer um post sobre isso. 




 Retirei uns trechos do post "Manteiga X Margarina" do Caio Fleury do blog Primal Brasil, para explicar melhor as características de cada um, sugiro a leitura na íntegra diretamente em seu blog.


Para chegar ao ponto de margarina, que encontramos no supermercado, antes ela passa por diversos processos químicos, é um tal de "estica e puxa": "extração química, aquecimento intenso, branqueamento e desodorização". As gorduras são bastante sensíveis, principalmente à temperatura. Os óleos "bons" são extraídos a frio para não alterar suas propriedades. Agora, imagina o que faz com a margarina todos esses processos físico-químicos...

Quando morei na Itália, conheci a fabricação do azeite mais de perto. Um amigo colhia suas próprias olivas e levava em um amigo para prensá-las. Extraía seu azeite de oliva, colocada em garrafas de vidro (nunca plástico) e conservava no porão junto ao vinho. É tudo uma questão de química. Gente, o sabor do azeite era inigualável. Denso, saboroso.... (salivei só de lembrar, heheheh)

O problema é que estamos há anos escutando a mídia falar o quanto a margarina é saudável. Para isso eles colocam uma família feliz em volta da mesa, rindo e comendo margarina. O marketing é fundamental, veja a Coca cola que conseguiu transformar uma marca com dois nomes horríveis (coca+cola) e com um produto que faz mal, em sinônimo de descontração e alegria. Sempre Coca-colaaaa...

Fechando esse parênteses, voltemos à nossas desconstruções: desde sempre imaginei que o óleo de canola e girassol fossem muito mais saudáveis. Não que a calona não seja boa, o problema está na forma como se obtém esses óleos. No caso da nossa dieta, os óleos "bons" são aqueles ricos em ômega 3, como o óleo de peixe (principalmente salmão), azeite extra virgem de oliva, óleo de coco e óleo de linhaça, são os principais (prensados a frio). 

Sobre a manteiga

Vocês imaginavam que a manteiga é rica em VITAMINAS E MINEIRAS ESSENCIAIS, COMO O SELÊNIO, A VITAMINA A, A VITAMINA K, O ÁCIDOS GRAXOS, ETC? 



  
 Comparando...

OK, então você pode argumentar para mim que a margarina que você compra não tem gorduras trans (e esquecer toda a coisa de extrai, esquenta, esfria, branqueia e desodoriza). Tudo bem, esqueçamos esse "pequeno fato", então vamos comparar a composição da manteiga e da margarina e ver qual é melhor para a nossa dieta.

A margarina é composta de MUITAS coisas: óleos vegetais líquidos (lembra do ômega ?), água, soro de leite, leite em pó desnatado, vitamina A... depois vários estabilizantes, aromatizantes, acidulantes, antioxidantes, etc.

a manteiga é composta de: creme de leite pasteurizado e cloreto de sódio!! 

Até, se você preferir, você pode pegar a nata, bater na sua batedeira que ela vai virar uma manteiga. Não tem segredo, não tem alterações de temperatura, alteração de sabor e de nenhum estabilizante. 

 Enfatizei na foto abaixo o fato de que as duas não contém carboidratos. MAS.... isso é um engano bem comum na nossa dieta. A NOSSA DIETA NÃO SE RESTRINGE APENAS À CONTAGEM DE CARBOIDRATOS, porque é a qualidade do carboidrato que conta. Lembram do post que fiz sobre o açúcar? (clique aqui). Lembram do exemplo do açúcar de cana e da cana pura? Não é possível comparar.

Só para lembrar, leite em pó não é permitido na nossa dieta, ok?




Será que preciso comentar mais? 


 
ATKINS, R. A nova dieta revolucionária do dr. Atkins. São Paulo: Editora Record, 2000.
p. 106.

0 comentários

Perder Peso Rápido