quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Marmitas: que tipo escolher


É inegável que estamos na época da marmita. Se há alguns anos atrás era estranho ver pessoas com lancheiras ou a levar comida de casa, hoje é algo banal.
A crise tem o seu papel nestas decisões, mas lembro-me de desde sempre, que para mim este (poupar €) não era o único factor: assim podia controlar e saber exactamente o que estava a comer. E para mim esta é mesmo a grande vantagem de levar sempre a minha comida, onde quer que vá, sem ter de me sujeitar às (más, na generalidade) ofertas de cafés, cantinas e afins.

A questão que me coloquei, talvez um pouco na sequência destas informações sobre o uso de microondas é, qual o tipo de marmita mais inofensivo: vidro ou plástico (também poderiamos considerar metal, mas como não é muito vulgar, reduzi a estes dois)

Depois de algumas pesquisas, descobri que:
  • Muitas lancheiras de plástico são feitas de PVC, que pode conter contaminantes  como chumbo, ou produtos químicos. Se o plástico for a opção, devemos procurar lancheiras que estão livres de ftalatos (segundo a wikipedia: Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, tal como o cloro ftalato, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável. Tal grupo de compostos é tido como cancerígeno, podendo causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de anormalidade no sistema reprodutivo) e BPA (esta substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns Estados norte-americanos. Desde a década de 1930 que se suspeita que seja prejudicial à saúde humana).
  • Evitar plásticos que contenham estes códigos: 1- PETE, 3- PVC, 6 - V, or vinyl; PS; 7 - outros como policarbonato, às vezes codificado como PC.
  • Optar por vidros e plásticos que contenham estes rótulos: 2 - HDPE; 4 - LDPE; 5- PP
 
Acabei de pegar em duas garrafas para fazer este teste: 
- Uma do mini-preço: contém o símbolo 1 (a evitar)
- Uma da nike que uso todos os dias em todo o lado: contém o símbolo 5
Alguma vez tinham reparado nisto?! 
Ou sabiam o que significava??

 Todos os sites por onde fui passando aconselham a não aquecer comida no microondas em caixas de plástico (mas isso já sabiamos não é? difícil é desabituarmo-nos!)
 
Vantagens e Desvantagens:
  • Regra geral, as marmitas de vidro são mais caras e mais pesadas
  • As marmitas de plástico são mais propícias a criar odores e manchas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário