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Os requisitos de um negócio tradicional, aliados às formulas para garantir boa visibilidade na rede são responsáveis pelo sucesso dos empreendedores

 

Colocar o site da empresa no “mapa”, divulgação, engajamento de público e rentabilidade na internet. Os requisitos de um negócio tradicional, aliados às formulas para garantir boa visibilidade na rede são responsáveis pelo sucesso dos empreendedores na atualidade, de acordo com o Google e o Sebrae.

Para facilitar o acesso ao mercado dos cerca de 40% dos brasileiros que querer abrir o próprio negócio, Google e Sebrae aliaram esforços e criaram o “Conecte seu negócio”, projeto com dois anos de atuação que já atendeu a cerca de 60 mil pequenos empreendedores, que passaram a usar a rede para alavancar seu empreendimento. Confira dicas para pequenas e médias empresas ganharem dinheiro na internet:

Crie o site
Passadas as etapas tradicionais, o próximo passo é efetivamente criar o site, a porta de entrada do consumidor na sua empresa. Segundo informações do Google, cerca de 70% das pessoas buscam por um produto ou serviço na internet antes de efetivamente comprá-lo, ou seja, esse é um cliente em potencial. “A criação do website gratuito é o primeiro passo. A partir do momento que você cria um site, coloque o formulário para o cliente entrar em contato e você já começa a chegar ao cliente”, diz Giovanna De Marchi, gerente do Google para o projeto Conecte Seu Negócio.

Coloque seu site “no mapa”
“O usuário quando procura uma localização quer saber o que tem ali por perto. Essa etapa é importante para quem quer expandir o seu negócio local. Estar no mapa hoje em dia é fundamental para você ser encontrado por um usuário que procura esse serviço“, completa Giovanna.

Mostre que seu site existe
Os links patrocinados ajudam a marca a aparecer em um local de mais destaque nos buscadores na internet, o que pode trazer mais clientes para a página virtual. “O comportamento do usuário está pautado na busca. Normalmente, as pessoas procuram por termos genéricos, não exatamente pelo nome da empresa”, diz a gerente. Segundo ela, os anúncios funcionam como um ônibus e levam as pessoas para a sua loja virtual, o que pode garantir uma receita maior para a empresa.  

A atividade de "puxar" um website para cima na lista de resultados, sem pagar por um anúncio, é chamada de SEO (Search Engine Optimization, "otimização para buscadores", em português), e é um serviço oferecido por empresas especializadas. Esse serviço também pode ser utilizado pelos empresários que querem garantir um resultado mais expressivo nas buscas.

Analise o comportamento do usuário no seu site
“É fundamental ter contato com uma ferramenta de análise para saber o comportamento dos usuários que interagem com seu site. É com ela que você vai saber quantas pessoas entraram em sua página e saíram sem interagir. É muito fácil perder clientes se o funil de compras for muito longo ou se você pedir informações que o cliente não tem e a análise pode apontar isso”, diz Giovanna. A partir da análise dos dados do comportamento do usuário o empresário poderá fazer alterações no seu site para diminuir a taxa de rejeição – o número de pessoas que visitaram o seu empreendimento virtual e não fizeram negócio.  

Amplie o conteúdo do seu site
Se você tem uma loja virtual de roupas e coloca no site fotos dos produtos, em algumas situações seria interessante colocar um vídeo falando de combinações. Usar mais de uma ferramenta pode ser uma maneira de ampliar o conteúdo e consequentemente trazer mais clientes para o site. “É bacana que o empreendedor entenda que pode usar um vídeo para mostrar seu produto e que pode agregar outras soluções ao seu produto”, diz a gerente.

“Cruze” ferramentas de buscas
Quem opta por um anúncio “cruzado”, ou seja, o direcionamento do anúncio feito no Google direto para um vídeo promocional do YouTube, vai pagar menos por anúncio e pode conseguir uma visualização melhor do seu produto ou serviço, segundo Giovanna. “Essa é uma forma de retorno bem produtivo”, completa.

Utilize o espaço no seu site para ganhar dinheiro
Abrir o espaço para propaganda de outro produto ou serviço no seu site tem duas vantagens: você ganha uma renda decorrente do anúncio e também potencializa a sua busca. “Você é uma empresa e abre espaço para que anúncios relacionados ao seu site, e quanto mais relevante o assunto (do anúncio), toda vez que as pessoas clicam você também recebe”, diz Giovana.

 

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