Queridos leitores!
Manter o organismo funcionando bem é requisito básico para quem quer ter boa saúde e uma vida longa. Uma alimentação rica em fibras pode contribuir, e muito, para afastar perigos como o colesterol alto, prisão de ventre e até câncer. E os benefícios não param por aí: as fibras também ajudam a equilibrar o aparelho digestivo e auxiliam no controle de doenças.
Além disso, existe um prato muito familiar dos brasileiros: o arroz com feijão.
O arroz faz parte de um dos pratos mais consumidos pelo brasileiro. Par perfeito do feijão, é excelente fonte de energia, mas na sua versão polida ( o popular arroz branco), pode não ser boa opção para a saúde." Além de ser pobre em nutrientes, é um tipo de alimento rapidamente digerido, transformando-se em depósito de gordura com maior facilidade e criando picos de glicemia sanguínea que sobrecarregam as células do pâncreas e aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes", explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Uma pesquisa feita na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que quem consome arroz branco cinco vezes por semana tem 17% mais chance de sofrer com diabetes tipo 2 em relação a quem só ingere o alimento uma vez na semana. Fazer a substituição por arroz integral, no entanto, tem efeito contrário, ou seja, diminui o risco de desenvolver a doença. A mesma relação pode ser feita com grãos refinados e grãos integrais, de acordo com os autores do estudo. " A glicose é o principal combustível do ser humano e não só pode como deve ser obtida a partir de um cardápio equilibrado, com frutas, legumes e cereais integrais, que são carboidratos transformados em glicose", complementa Greice.
Vale lembrar que o arroz integral é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, potássio e zinco.
Mude seu hábito e procure ingerir os alimentos que com certeza lhe trarão melhores benefícios ao longo de sua vida.
Fonte: Você saudável. Ano 3, N° 24 - 2013
Postar um comentário