Meus queridos leitores.
Abaixo os quilinhos é tudo o que sonhamos quando iniciamos uma dieta, procuramos manter uma prática diária de controlar o peso através de uma balança. Eu me tornei amiga dela. Era impressionante como eu fugia dela quando estava acima do peso. Pena isso acontecer porque estamos nos iludindo. Para dar certo ela deverá fazer parte de nossa vida. A obesidade é uma doença. Isso já foi comprovado. E, infelizmente junto com ela vem mais um caminhão de outros males para nossa saúde. Controlar é um caminho árduo mas compensador. Tudo melhora.
A tentativa de emagrecer é, constantemente, motivo para mudanças radicais nos hábitos à mesa. Porém, cortar muitos alimentos essenciais a dieta não é saudável e pode até surtir efeitos indesejáveis na perda de peso.
Por diversos fatores, o consumo de fibras no dia a dia pode auxiliar bastante no processo de emagrecimento, baixando os ponteiros da balança sem prejudicar a saúde. A gente emagrece sem passar fome e adquire vitalidade para o resto da vida. Inclua no seu cardápio. Eu às vezes acho que até estou sendo repetitiva nas informações sobre esse assunto, é que o efeito é maravilhoso, por isso, insisto.
A ingestão regular de fibras pode ajudar a diminuir a quantidade de comida ingerida nas refeições, já que proporciona sensação de saciedade. Isso porque as fibras solúveis (presentes em alimentos como o feijão, lentilha, ervilha, aveia, maçã e banana) tem capacidade de formar um gel que permanece por mais tempo no estômago, dando a impressão de que está cheio antes da hora e fazendo com que a fome demore para voltar. O consumo diário de fibras retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade segundo a nutricionista Elaine Pádua. (Revista Vida saudável - Ano 3, n° 24- 2013.
O fato dos alimentos com grande quantidade de fibras serem mais duros que faz com que a mastigação e a deglutição sejam estimulados. São exatamente essas duas ações do organismo que enviam ao cérebro os primeiros sinais de saciedade.
Ao ingerir fibras, a pessoa come menos carnes, gorduras e açúcares, colaborando com quem pretende reduzir o peso com uma dieta saudável.
Barriga lisinha:
O consumo de fibras também pode favorecer a silhueta ao melhor funcionamento intestinal e beneficiar os processos digestivos.
A prisão de ventre e o acúmulo de substâncias tóxicas no intestino são, frequentemente, motivos de inchaço abdominal. Como estimulam e aceleram os movimentos intestinais, as fibras aumentam a frequência das evacuações e a consequente eliminação de resíduos eliminando o inchaço da barriga.
Além disso, as fibras são capazes de regular a assimilação de gorduras e açúcares pelo organismo, já que aprisionam moléculas de gordura presentes no sangue. Esse benefício também contribui para a redução do acúmulo de resíduos na região abdominal.
Acerte na dieta, pois no desespero para obter logo o corpo desejado, muitas pessoas, principalmente as mulheres, acabam cometendo erros graves que sabotam o regime. Portanto, evite os seguintes maus hábitos:
Não pule refeições, beba de 1,5 a 2,0 litros de água por dia, não fuja das atividades físicas (exercitar o corpo aumenta o metabolismo do organismo, ajudando a queimar calorias), evite cortar radicalmente calorias, reduza o sal nos alimentos, e não se esqueça do líquido. Adicionar fibras à alimentação requer também ingestão de boa quantidade de líquidos, para não causar prejuízos às funções intestinais e ocasionar prisão de ventre. Evite os doces e produtos gordurosos e prioriza em sua vida os alimentos essenciais: Legumes, verduras, frutas e cereais.
Boa sorte! viva com saúde!
Postar um comentário