Por Patrícia Giuffrida
Crédito da foto Getty Images De preferência a sopas de legumes e verduras. |
Sopa combina com regime? Sim, principalmente se for feita com ingredientes magrinhos. Mas é preciso tomar cuidado com as versões mais gordurosas, que podem ser tornar grandes armadilhas! Atenção: um prato raso de caldo pode ser tão calórico quanto uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa.
Em rodízios, são oferecidas várias receitas de sopas, muitas delas chegam a ter 300 calorias em apenas 200 ml! Não é difícil passar das 1000 calorias, quase metade do indicado para o dia todo! Basta experimentar três sabores, acrescentar um pouco de bacon e de croutons como acompanhamentos e pronto: o que parecia light virou inimigo da boa forma.
Sopas do tipo creme costumam ser as mais calóricas. Elas são feitas à base de leite integral, margarina, manteiga, creme de leite e queijos gordurosos; podem conter até 300 calorias! “O hábito de ingerir acompanhamentos como pães, queijo ralado, croutons, bacon, entre outros, só aumenta o valor calórico desse tipo de refeição”, alerta Camila Gracia, nutricionista do setor de Nutrição Preventiva do Hcor, em São Paulo, em entrevista à revista RUNNER´S WORLD.
Segundo a nutricionista, as sopas saudáveis mais indicadas são aquelas feitas de forma caseira. Ou seja, preparadas à base de legumes, com arroz ou macarrão ou batata (fontes de carboidratos), com carnes ou aves, sem pele, e com grãos, como feijão, ervilha ou lentilha (fontes de proteínas). E observe sempre as quantidades de sal e gordura que serão adicionadas no preparo. Para ingerir menos calorias também é importante evitar, além do pão, ingredientes como bacon, queijo e linguiça.
Postar um comentário