A ÚNICA CERTEZA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS É QUE ELES FAZEM BEM À SAÚDE, TIRANDO ISSO MUITAS CRENÇAS VÊM SENDO DESMITIFICADAS
Ninguém sabe de onde os mistos surgem, de repente alguém ouve algo que soa como verdadeiro e começa a espalhar a história, outras vezes a ciência aponta para algo que logo depois se mostra irreal.
Abaixo vou citar alguns mitos que a ciência revelou sobre alguns exercícios.
Musculação engorda
- Por que é mito? A musculação não tem influência sobre os mecanismos de armazenamento de gordura corporal, portanto não engorda. O que acontece é o aumento da massa muscular e com isso o aumento do peso corporal, mas é bem diferente de engordar, ou seja, acumular gordura.
- O que você deve fazer? É importante traçar um plano para atingir seu objetivo, não é indicado por exemplo, fazer exercícios com muito peso para os bíceps se não quer que eles aumentem de tamanho.
Só levantar peso ajuda a ficar em forma
- Por que é mito? Levantar peso é uma das possibilidades de se ficar em forma, mas não é a única, para que essa capacidade melhore é importante o fortalecimento de braços e pernas, o que pode ser obtido por meio de natação, aulas de Spinning, ou mesmo subindo as escadas.
- O que você deve fazer? Apesar dos benefícios do levantamento de peso, não é necessário fazer enormes esforços no treino para ter bons resultados, quem não se sente bem levantando pesos pode substituir a atividade por outras, como bicicleta e ginástica localizada.
Só atividades aeróbicas emagrecem
- Por que é mito? Estudos recentes indicam que os exercícios que combinam atividade localizada (musculação por exemplo) e uma atividade aeróbica são os ideais para perder peso, porque os efeitos se complementam, enquanto o exercício aeróbico leva à queima imediata de gordura, a musculação leva ao aumento da massa muscular magra.
- O que você deve fazer? Busque uma atividade aeróbica que dê prazer, ciclismo, natação, corrida e associe-a a exercícios que propiciam o aumento da massa muscular.
Abdominais ajudam a perder a barriga
- Por que é mito? Depende, se for uma barriguinha saliente provocada pela flacidez apenas, os abdominais são eficientes, agora se a barriga for formada por gordura, aí não adianta muito. Para fazer abdominais o organismo consome carboidratos e não gordura, mas é fato que o exercício fortalece a região do abdômen.
- O que você deve fazer? Para perder barriga o que realmente funciona é fazer caminhada ou corrida, aliados aos abdominais.
Alongar previne lesões
- Por que é mito? Ao contrário, há pesquisas mostrando que o alongamento prolongado, acima de um minuto, diminui a força e a potência do exercício. A redução é pequena, entre 4% e 8%, e geralmente não chega a ocorrer porque o tempo médio de alongamento de um músculo é de 30 segundos.
- O que você deve fazer? O alongamento pode não ser decisivo para evitar lesões, mas o aquecimento sim, mas também não precisa parar com o alongamento, a prática pode proporcionar outros benefícios como relaxamento.
Correr com pedaços de plásticos enrolados no corpo ajuda a queimar calorias
- Por que é mito? Correr e malhar com plástico somente irá aumentar a temperatura corporal, prejudicar a evaporação do suor e, com isso, diminuir a energia para a continuidade do exercício, o peso perdido advém da água e dos sair minerais e não da gordura, esse quadro pode causar desidratação , causando mal-estar e atrapalhando o treino.
- O que você deve fazer? Se o objetivo é transpirar muito, opte por uma sauna, a atividade física deve ser praticada com roupas leves, que permitam a evaporação do suor e sejam mais confortáveis.
É preciso tomar muita água durante o treino
- Por que é mito? O mais importante é hidratar-se antes da atividade física, um dos motivos é que o líquido leva até 60 minutos para viajar do intestino aos músculos, água demais durante os exercícios atrapalha o desempenho, o excesso de líquido provoca uma queda na quantidade de sódio no organismo, o que gera sintomas de cefaleia, cansaço e tontura.
- O que você deve fazer? Para um treino muito intenso, recomenda-se beber meio litro de água uma hora e meia antes, se beber imediatamente antes, além da demora na absorção, a pessoa pode sentir vontade de fazer xixi enquanto estiver praticando o exercício, durante o treino basta um copo a cada 20 minutos.
O exercício só funciona se houver dor no dia seguinte
- Por que é mito? A dor muscular de início tardio que se manifesta entre 8 e 24 horas depois do exercício, não tem relação alguma com a eficiência do treinamento, ela é uma resposta do organismo à sobrecarga dos movimentos, que causa uma inflamação leve nos músculos.
- O que você deve fazer? A dor tardia costuma desestimular os iniciantes em um programa de exercício físico, por isso a pessoa deve começar com um programa leve, sem exageros.
Postar um comentário