Leitores!
Adoro postar alimentos saudáveis, afinal de abril deste ano até agora, eliminei 20 quilos. Deixei para trás em pleno inverno, estação que todo mundo engorda, eu resolvi emagrecer para esperar o verão. E o melhor, sem passar fome e sem vontade de comer aqueles pratos calóricos da estação mais fria do ano.
Esta panqueca é muito nutritiva, saudável e vai saciar sua fome por muito mais tempo. Você pode comer no café da manhã ou no jantar. Use sua criatividade para o recheio, faça de acordo com seu paladar. Eu coloquei presunto magro e queijo branco. Ficou uma delícia. E para acompanhar fiz um chá de hibiscos, canela e maçã. Hummm!!! parece um quentão. Aquece e ainda ajuda a emagrecer. Aproveitem esta delícia!!
Panqueca nutritiva de clara de ovo e curry
Ingredientes:
1 clara de ovo
1 colher de sopa de requeijão light ou zero gordura
1 colher de sobremesa de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 pitada de sal
1 pitada de curry (tempero indiano)
Modo de preparar
Bata a clara até embranquiçar
depois misture o requeijão, o iogurte, o sal e o curry. Continue batendo. Acrescente o farelo de aveia misturando bem.
Com uma frigideira antiaderente faça a panqueca.
Depois de pronta recheie a gosto. Desde que seja light.
Para seu Conhecimento:
O Curry
"É uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que podem variar conforme a região em que ele foi produzido.
Dentre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes dosagens.A curcumina é o pigmento amarelo da cúrcuma, o principal ingrediente do curry.
Embora a biodisponibilidade desse pigmento seja relativamente fraca, a associação com a pimenta aumenta sua absorção e devido à variedade de temperos presentes, o curry é visto como uma especiaria com significativas propriedades funcionais.
Pesquisas realizadas no National Institutes of Health, demonstraram que a curcumina ativa a hemeoxigenase, enzima que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres e desta forma, ela ajuda a proteger o cérebro contra as doenças neuro-degenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. Além disso, a curcumina demonstrou ter ação antibacteriana, antiinflamatória, antiviral e se mostrou eficaz na proteção das doenças cardiovasculares e o câncer.
Trabalhos realizados na Universidade do Texas, com hindus que consumiam entre 100 e 200 mg de curry diariamente, mostraram uma alta prevalência de proteção ao câncer de cólon, mama e próstata nesses indivíduos.
Na culinária, é uma especiaria ideal para dar sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.
O acréscimo diário de uma colher de chá de cúrcuma às sopas molhos e pratos de massas, representa um modo simples, rápido e econômico de ter um aporte suficiente dessa substância e com isso, além de dar um toque e sabor diferente aos alimentos, você ainda estará prevenindo doenças."
Fonte: Dra Marise Tinoco de Souza
Mestre em Endocrinologia pela PUC-RJ
Membro do Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Especialista Titulado)

Postar um comentário