Lembram-se de vos ter perguntado o que achavam da dieta Paleolítica?!
Eis as vossas respostas:
Como podemos ver, muitas pessoas desconhecem este tipo de alimentação... de uma forma muito simplista, o pressuposto base é: alimentar-se do mesmo modo que se comia na era paleolítica.
Os entendidos afirmam que não somos geneticamente aptos a consumir determinados alimentos como os grãos, açúcares (...) todo o tipo de alimentos processados e que daqui advém todas as doenças "modernas" (diabetes tipo 2, cancro, problemas de coração, artrite, problemas intestinais, intolerância ao glúten, intolerância à lactose....) e a epidemia da obesidade e excesso de peso que se constata em quase todo o mundo.
Parece-me que o poster abaixo ilustra muito bem o tipo de alimentos desta dieta. Tudo o que for não processado é incluido! Aqui encontramos alguns exemplos.

Mas... é fácil seguir esta alimentação?!
Como as meninas que comentaram aquele post disseram, é demasiado restrita... e a longo prazo deve ser efectivamente difícil de seguir!
Então, porque não tentar apenas 30 dias? Tornou-se bastante popular o programa The Whole30 que desafia as pessoas a, durante 30 dias, seguirem esta alimentação. Se pesquisarem no instagram ou facebook #whole30 vão encontrando as refeições de quem aderiu a este desafio!
Eu por aqui vou tentando seguir algumas coisas... faz-me bastante sentido mas nem sempre é prático. Há imensas coisas que "nos dá jeito" comprar! A primeira coisa que me vem à cabeça são as latas de atum! Que são super práticas para improvisar uma refeição quando não temos tempo!
Por outro lado, há imensas outras coisas que me fazem querer fugir das comidas processadas.
Ainda ontem, - não sabem mas andei a vomitar, não sei se foi alguma coisa que comi no acampamento, mas isto não tem estado muito bem, conclusão: a Dra. mandou cortar nas gorduras, lacticinios etc etc, ou seja, vá de comer pão, arroz e frango :/), peguei na embalagem de fiambre de frango, já repararam o que contém?
carne de aves (60%), água, amido de batata, sal, antioxidantes, dextrose, proteínas do leite, emulsionantes, gelificante, regulador de acidez, aromas, especiarias, conservante, intensificador de sabor.
Ok, eu sei que isto não podia ter só "carne de aves" mas... e já repararam nas embalagens de hamburgers congelados?! Não tenho exactamente o valor presente, mas apenas 60 ou 70% é que corresponde a carne! Então e o restante?! E isto são só alguns exemplos!
Deixo-vos alguns links para quem tiver interesse, saber mais!
What is Paleo?
Postar um comentário