-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Publieditorial


Recebi um release gostei muito da abordagem do texto, pois explica de uma forma prática o que é a dieta cetogênica, também conhecida como Zero Carbo, Sem Carboidratos ou ainda Restrita em Carboidratos.

De uma forma geral a Dieta cetogênica defende a eliminação do carboidrato na dieta.
Porque disso???

Na falta de glicose dos carboidratos, o organismo queima gordura como fonte de energia.
Na verdade é o mesmo princípio da Dieta da Proteína, que faz o corpo ativar o sistema de cetogênese do corpo.

Alguns nutricionistas indicam essa dieta por um período, mas que deve ser acompanhada de perto para que a pessoa não corra riscos de saúde como a cetoacidose.

A cetoacidose é a elevação de corpos cetônicos na corrente sanguínea, esses corpos cetônicos são frutos da quebra da gordura como fonte de energia, uma vez que a ingestão de carboidratos é restrita e o corpo não encontra glicose disponível.

Em excesso, os corpos cetônicos são eliminados na urina, causando cetonúria.
Quem é diabético pode ter esse quadro mais frequentemente, exatamente pelo fato do corpo ter dificuldade na relação de usar glicose como fonte de energia!

Muitas pessoas com objetivo de perda de gordura corporal têm por indicação fazer esse tipo de dieta, mas o que é extremamente importante e muitas vezes não é repassado, é que o ideal seria fazer o controle de corpos cetônicos, para ter a garantia que a saúde está em primeiro lugar!

O principal objetivo é evitar que o corpo entre em cetoacidose, pois em alta concentração até o PH do sangue é alterado, podendo causar danos a nós mesmos.

Em situações normais, os corpos cetônicos não são detectados na urina, já, alto nível de cetonúria pode indicar diabetes fora de controle ou uma dieta inadequada que pode oferecer riscos.

Eu cheguei a fazer 2 meses direto de ingestão muitooo restrita de Carboidratos em 2011.
Deu certo na época, mas percebi que a longo prazo não é bemmm assim!
Em mim pelo menos, quando voltei gradativamente a consumir porções pouco maiores de carboidratos (aveia, batata doce, pão integral, arroz integral, nem estou falando de carboidratos simples hein?), me sentia retida, parecia que meu corpo estava em alerta e ao primeiro sinal de um novo carboidrato, eu já ficada mais inchada, com sensação de água subcutânea.

Bom, não cheguei a fazer o teste, mas hoje, estou com dieta restrita de alguns carboidratos mas não mais da forma que fiz anteriormente e me sinto muito melhor.

Hoje também descobri que esse teste pode ser feito em casa e eu realmente acho que quem faz cetogênica deveria fazer esse controle!

A linha Confirme de autotestes lançou o Confirme Glicose + Corpos Cetônicos com objetivo de oferecer tanto o monitoramento para diabéticos como para pessoas em dieta cetogênica.

A tecnologia achei fantástica, pois são tiras reagentes para glicose e para cetonas ao mesmo tempo. O resultado é obtido através da urina comparando as cores desenvolvidas nas membranas com a tabelinha de cores no rótulo da embalagem.


Pode ser feito a qualquer hora e local, mas dentro vem as instruções de uso certinho.
Tirei fotinho do meu teste para vocês verem como ele é simples e comigo está tudo OK, negativo para ambos.

Pode dar resultado de glicose negativa e corpos cetônicos positivo, por exemplo, dai pode ser indicativo de jejum prolongado e obviamente que qualquer resultado alterado é recomendado visitar o seu médico para saber o que se passa né?


Em resumo, hoje eu não tenho mais intuito de ficar zero carboidrato e nem retirar nenhum nutriente por completo da minha dieta!

Eu tenho uma listinha de coisas (nem de alimento eu chamo) que eu sou 100% contra como refrigerantes, nuggets, salgadinhos, enfim, alguns aí,que eu nunca mais farei ingestão, pois fui estudar e saber do que realmente são feitos, mas enfim, como tudo na vida pede equilíbrio, consegui adaptar minha dieta com alimentos que me proporcionam alto valor nutritivo e até mesmo o famoso dia do lixo, que geralmente contém açúcar ou gordura a mais e não tão nutritivo, vem junto com outros fatores benéficos.

Não como jujuba, marshmallow, bombom industrializado, macarrão instantâneo, salgadinho, refrigerantes, nem diet/light, bolacha recheada, batata frita, hot dog, enfim, eu vejo isso como algo sem valor nenhum e não consigo nem gostar, mas já comi no passado quando não fazia idéia nem de qual era diferença entre carboidrato e proteina, rs.

Minha escapada da dieta pode ser uma porção pequena de mousse de chocolate caseiro, ou até um brigadeiro feito com ingredientes de qualidade, um açaí, ou um pão de queijo de algum lugar que eu realmente goste.

Enfim, algo que vale a pena e no caso do chocolate amargo que tem benefícios antioxidantes, do açaí que tem gorduas importantes, o pão de queijo que pode ser recheado com um cottage, agregando ai algum benefício ao polvilho.

Como contei, hoje estou no Dia 8 de  Low Carb, mas garanto a ingestão de carboidratos de fontes como aveia, batata doce e papaya.
Serão 30 dias e vou contando para vocês mais e relacionando com outros Posts legais, que tragam conhecimento nutricional!!!
Aw, o teste custa R$15,00 com 20 unidades e pode ser obtido no Site AQUI.
Para quem está com restrição de Carboidratos, vale a pena!

Post com informações concedidas pela Dra. Carolina Ynterian, que é Bioquímica, especializada em biologia molecular e diretora da Linha Confirme.

Obrigada pelo apoio de sempre Nutricionista Dra. Adriana Nunes










0 comentários

Perder Peso Rápido