Queridos leitores:
Existe alimentos que nos auxiliam na perda de peso. A obesidade não é um problema estético, mas sim de saúde. Diversas doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, pulmonares e intestinais além de câncer estão relacionadas ao excesso de peso.
O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
O aumento das porcentagens de pessoas obesas e com excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Agora, as proporções subiram para 52,6% e 44,7 %, respectivamente.
Segundo o Ministério da Saúde os homens são mais ativos, 39,6% se exercitam regularmente, já entre as mulheres, a frequência é 22,4%. A atividade física constitui a parte mais variável do lado do gasto energético, representando de 5% a 40% do gasto calórico total diário. O exercício melhora a mobilização e o catabolismo de gorduras, acelerando a perda de gordura corporal.
Há alimentos que possuem substâncias capazes de acelerar o metabolismo e aumentar a "queima de calorias".
O QUE INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO:
Canela – A obesidade é considerada uma doença inflamatória. Dessa forma, especiarias como a canela podem ser utilizadas como coadjuvantes no emagrecimento, devido a sua ação antioxidante e antiinflamatória.
Gengibre – possui efeito termogênico, sendo capaz de acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe em ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual, levando a perda de peso. Além disso, possui ação antiinflamatória, outro fator que auxilia no emagrecimento.
Pimenta – fonte de capsaicina que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.
Cúrcuma ou Açafrão – aumenta a produção de adiponectina, hormônio relacionado à oxidação (“queima”) das gorduras. Além disso, a cúrcuma possui efeito antiinflamatório, podendo beneficiar indivíduos obesos já que a obesidade é considerada uma doença inflamatória de baixo grau. Deve ser adicionada no período final de cozimento dos alimentos para que mantenha suas propriedades.
Óleo de Coco extravirgem – é capaz de reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC), bem como a circunferência abdominal. Fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado (onde se transforma em energia), o óleo de coco aumenta a termogênese, o que potencializa o gasto energético do organismo, além de causar saciedade.
Óleo de Abacate – fonte de betasitosterol que auxilia no controle dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse, que promove aumento da compulsão alimentar e de acúmulo de gordura na região abdominal.
Chia – fonte de gorduras insaturadas tem ação no retardo do esvaziamento gástrico, o que contribui para a diminuição do apetite. Rica em fibras, que ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” dilatando-o, e promovendo assim saciedade, podendo auxiliar na perda de peso.
PRODUTOS QUE AUXILIAM NA PERDA DE PESO
Chás verde e branco – fontes das substâncias antioxidantes flavonóides, catequinas, epigalocatequinas e quercetinas. Estudos mostram que o consumo regular de chá verde reduz o peso corporal e IMC (Índice de Massa Corporal), devido a sua ação antioxidante, antiinflamatória e termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico).
Chá de hibisco – auxilia no emagrecimento, pois estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido. No chá temos enzimas e mucilagens (um tipo de fibra) que facilitam a digestão e diminuem a absorção de carboidratos e gorduras.
Farinha de feijão branco – possui em sua composição uma proteína chamada faseolamina, que inibe parcialmente a ação da enzima amilase, responsável pela digestão de carboidratos. Estes, não digeridos são eliminados nas fezes. Por isso, é um coadjuvante no processo de emagrecimento.
Fonte: Thais Souza
Nutricionista da Rede Mundo Verde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário