A hipertensão é um problema silencioso, que pode
acarretar problemas maiores na fase adulta
A hipertensão não é considerada assassina silenciosa à toa.
Ela é assintomática e a maioria das pessoas demora de 10 a 15 anos para descobri-la e não é privilégio de adultos, há crianças e adolescentes hipertensos, infelizmente.
O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença.
Quando não ou mal tratada, a hipertensão pode trazer sérios riscos à saúde, afetando órgãos importantes como cérebro, coração e rim e causando doenças como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
.jpg)
Reduzir a quantidade de gordura saturada, trans e colesterol, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Reduzir, restringir ou até retirar: saleiro da mesa, sal na elaboração de alimentos (2g), molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados .
Diminuir, excluir: doces e derivados, bebidas açucaradas. alimentos de origem animal, especialmente as vísceras,embutidos, frios, pele de aves, frutos do mar, leite integral e seus derivados.
Atenção aos rótulos dos alimentos industrializados para evitar os produtos que contenham alto teor de sal ou sódio tais como: enlatados, conservas, embutidos, molhos, carnes salgadas, queijos com sal, temperos industrializados (alho e sal), glutamato monossódico, pasta de soja-missô; sopas prontas e caldos concentrados (carne, frango, legumes); frituras, produtos de pastelaria, salgadinhos que contém sal.
O uso de ervas aromáticas e especiarias são importantes na substituição ao sal: manjericão, cebolinha, alecrim, orégano, salsa , louro, coentro, açafrão, canela, cominho, colorau.
Associado à alimentação de qualidade não esquecer da medicação no horário prescrito pelo seu médico, atividades físicas, cessação do tabagismo e diminuição de bebida alcoólica.
Postar um comentário