DE PREFERÊNCIA: SEMPRE!
A seguir três exemplos, mesma pessoa com diferença de 3 anos para cada foto.
Na ordem em que estão postadas: 2006, 2009 e 2012.
É de certa forma natural o envelhecimento, mas há a tendência a acumular gordurinhas, uns pneuzinhos, havendo claro exceções.
Quem foi mãe e obviamente não fez nenhuma cirurgia plástica, engordou muito na gravidez, já tem idade superior a 50 anos é complicado não ficar uma vez ou outra acima do peso.
O que eu tenho observado em mim é por mais que tenha hábitos saudáveis, não bebo, não fumo, faço caminhada e ainda assim fico aborrecida com a imagem no espelho; até os 40 anos eu emagrecia os kg que fossem necessários, bons tempos aqueles.
Então se temos que envelhecer, porque se pensarmos na possibilidade de não envelhecer a opção seria morrermos muito "jovens", que seja com saúde, excetuando-se doenças que temos por hábitos não muitos saudáveis no passado ou até mesmo no passado recente, aquelas que recebemos como herança, e às vezes doenças que não tem ligação nenhuma com a idade ou hábitos.
Após a menopausa o corpo muda. hormônios sofrem alterações e nós também.
Então temos que ter sempre em mente que podemos ganhar uns quilinhos, queremos usar determinada roupa, e já não serve, eu fico muito tristinha quando isso acontece, acho que todas ficamos.
Sendo assim temos que viver com a boca meio fechada já que fechar, fechar de todo é impossível. Eu evito exagerar nos doces e assemelhados porque depois a tristeza de não poder vestir minha roupa não é nada benvinda..
Estive com algumas pessoas, no trabalho por algum tempo, e pude ver como é difícil a vida das pessoas que são esbeltas e por uma razão ou outra começam a engordar, elas dizem que do nada, é muito complicado, a pessoa tem que ter muito equilíbrio para superar.
Conheço algumas (muitas) pessoas que vivem numa luta constante contra a balança e elas deram-me alguns dos segredinhos que têem para perder os excessos.
Não faço e não sou a favor de dietas que fica-se sem comer quase tudo ou medicamentos agressivos.
- Nem pensar em tomar remédios milagrosos pra emagrecer,
tem mesmo que comer direitinho e fazer atividades físicas, pelo menos 3 vezes por semana, perde-se peso devagar, mas o ideal é não voltar a engordar novamente, então sem pressa.
- Quem não tiver nenhum problema de saúde que impeça faça caminhada, exercícios, vá a academia se tiver condições e não esquecer que é preciso muita força de vontade para viver linda.
- Atividade física é muito importante, faça dentro das suas condições e faça exatamente o que o seu médico orientar.
-Havendo dificuldade por causa da idade em alguns casos é útil procurar o SUS, seu posto de saúde, nele estão trabalhando nutricionistas e médicos clínicos que podem fazer encaminhamentos para endocrinologistas, podemos estar ganhando peso por causa de hormônios.
- Naquela segunda-feira que formos começar a dieta ou regime precisaremos de persistência, orientação e boca já um pouco fechada.
- Não abrir mão das refeições, tomar o café da manhã, hábito que muita gente não tem, entre elas EU, almoçar, lanchar, só o jantar que, convenhamos é desnecessário, fazemos um chá ou leite com biscoitinhos, e no tempo que durar a dieta não esquecer de convidar a família para participar.
- Todos ganharão com uma dieta equilibrada, sem passar fome, sem ficar anorética (cuidado com o espelho), a obrigação do espelho é mostrar exatamente como você está, nada de você ter uma silhueta um pouquinho fofinha e já achar que é irreversível.
-E o que eu tenho feito comigo e acho que todas podemos fazer: pré disposição para defender a minha saúde, caminhadas, menos calorias, confiar que o profissional de saúde vai te orientar e medicamento para emagrecer só em último caso e há casos que nem assim.
Até lá
O longo percurso da mudança,
começa na estação da gentileza
__Ana Jácomo__
Postar um comentário