-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------



Atualmente, quando pensamos em montar um look, tudo é importante. Do esmalte aos acessórios, sem citar a roupa, que é o mais óbvio, todos os elementos contam na hora de criar um visual. Mas, ao escolher os sapatos, você prioriza os que combinam com o conjunto ou pensa primeiro no conforto? Por mais que ninguém goste de nada machucando os pés, existem sapatos que, ao experimentar na loja e dizer pra vendedora "Vou levar" já bate aquela pontinha de arrependimento pela certeza em saber que confortável aquele calçado não será mesmo! Não é verdade?


É claro que todo mundo tem diferentes sapatos para usar em ocasiões diversas, mas um pouquinho de atenção aos pés nunca é demais. Usar salto todos os dias, por exemplo, pode trazer problemas bem desagradáveis a longo prazo, como problemas na coluna, nos pés e nas articulações. Como explica o quiropraxista* australiano Jason Gilbert, que tem clínicas no Brasil, o salto faz com que as mulheres tenham que andar se equilibrando, e essa falta de estabilidade prejudica a coluna. 

* Quiropraxia é um sistema de tratamento baseado na teoria de que as doenças resultam da falta de funções nervosas normais e que emprega a manipulação e ajustagens específicas das estruturas do corpo, especialmente da coluna vertebral. Ref. Dicionário Michaelis. (Como eu sempre digo, não há problema em não saber, mas diva que é diva procura aprender sempre, rsrs!)


Como perceber que sua saúde está sendo afetada pelo uso frequente de sapatos de salto? 


"O uso frequente de salto alto deixa os glúteos contraídos, e isso prejudica o nervo ciático, que fatalmente irá reclamar. A panturrilha (batata da perna) também se queixará, pois há um encurtamento do nervo devido à posição de elevação que o salto proporciona. Esse encurtamento prejudica a circulação nessa região e pode provocar inchaços nas pernas e pés", explica o quiropraxista. 

Jesus! Quanta coisa ruim pode advir do uso do salto! Para que possamos identificar corretamente o que cada tipo faz com nossos pezinhos, Jason Gilbert fala um pouco sobre cada um:


Evite! Apesar de elegantíssimo, não apresenta conforto nem dá estabilidade aos pés. É um dos modelos que mais causa torções e deformidades.


Há quem considere menos elegante que os outros mas, dependendo da ocasião, é uma boa escolha. A planta dos pés fica mais estável e distribui melhor a pressão no pé. Mas, cuidado: é um dos modelos que mais ocasionam torções nos tornozelos.


Assim como o salto agulha, prejudica pés, articulações e tornozelos. Por ter o bico fino, deixa os dedos apertadíssimos, o que os predispõe a deformidades. 


Um pouco mais confortável que os já citados, mas também prejudica os pés. Caso a situação exija um salto mais elegante, porém, vale optar por ele e deixar os mais finos de lado.

Nem tão santo e nem tão vilão. Este tipo de salto proporciona maior equilíbrio e cansa menos as pernas. Opte por bicos quadrados e não pelos muito bicudos. O formato deixa os dedos mais confortáveis.


Não se deixe enganar por ele. Lindo e mais confortável do que os saltos finos, oferecem os mesmos riscos. Só oferece um pouco mais de estabilidade na hora de andar.


Se o salto não ultrapassar os 3 cm, pode ser usado com frequência; assim, não há prejuízo à saúde. (Que bom, porque fiz um post sobre sneakears bem legais da Dijean aqui, ó!)

Depois de todas essas dicas de Jason Gilbert, ninguém precisa sair chorando por aí só porque é louca por um saltinho. Como tudo na vida, é uma questão de moderação. Então:



RODÍZIO: faça um rodízio de sapatos e alterne os tipos de salto que você tem em seu armário


DESCANSO: pelo menos duas vezes por semana opte por sapatos baixos


TROQUE: quando estiver em ocasiões que não exigem o uso do salto, coloque uma sapatilha ou um chinelinho, e dê descanso aos seus pés


FUJA DOS 5 cm: evite usar saltos que ultrapassem esta altura. Os mais indicados são os de 3 cm


CUIDADO COM AS SAPATILHAS: atenção, pois elas também podem causar dores. Opte por sapatilhas que apresentam solado emborrachado, pois o impacto com o chão será menor


Se você é louca por saltos, o especialista dá uma última dica: não seja radical ao tentar mudar seus hábitos na busca por mais saúde para seus pés. "Lembre-se que você usou salto durante algum tempo e provavelmente apresenta encurtamento de tendões e músculos, e o uso de sapato sem salto provocará o alongamento desse músculo", diz Gilbert.

Como recebi esta sugestão de pauta via assessoria de imprensa, deixo aqui os contatos do especialista, para quem se interessar por quiropraxia:

Jason Gilbert, autor do livro O Segredo da Coluna Saudável, é australiano, bacharel em Ciências Médicas e mestre em Quiropraxia. Tem clínicas em Lima, no Peru, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Site: http://www.qjg.com.br/     


E você, diva, anda cuidando bem da saúde dos seus pezinhos? Gosta muito de salto ou prefere usar sapatos baixinhos? Comente, sua opinião é muito importante para o Um Dia Serei Diva!

Beijos,

Fotos: Reproduções/ Internet


0 comentários

Perder Peso Rápido