É uma gordura que nosso corpo não reconhece, trata-a como um plástico.
Quando ingerida em quantidade elevada, pode gerar um aumento nos níveis
de colesterol total, colesterol ruim e a diminuição nos níveis de colesterol bom. Ainda pode contribuir para o aumento à acumulação de gorduras na parede dos vasos sanguíneos, que com o passar do tempo causa enfarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a morte.
Aterosclerose como Prevenir. Leia aqui

Sua formação dá-se a partir de ácidos graxos insaturados por processo de hidrogenação de natural (no rúmen do animal) e de forma industrial.
Não são sintetizados no organismo humano. Resultam do processo chamado de hidrogenação.

As insaturadas são líquidas à temperatura ambiente. Em sua maioria são de origem vegetal,havendo também os óleos de peixe que podem ter grande quantidade de ácidos graxos poli-insaturados. O abacate, as nozes e os óleos vegetais.
Finalidade do uso da gordura trans:
Para melhorar a consistência e o sabor e principalmente a textura dos alimentos, aumentar a durabilidade do alimento (tempo de prateleira).
A maior concentração de gordura trans encontram-se em margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas, bombons.
Manteigas e Margarinas, Vilãs? Leia aqui.
Outras utilizações:
São empregados na indústria de sabão, perfumaria, farmaceutica, explosivos,
detergentes, metalurgia do pó, óleos para freio, fabricação de tintas, além das indústrias alimentícias.
Como controlar o consumo de gordura trans?
A partir do conhecimento do mal que nos faz o alimento e quais alimentos não contém a gordura é possível evitar o consumo e consequentemente as doenças que possa causar.
Já há países que aboliram a gordura trans e outros preparam-se para fazê-lo.
Postar um comentário