-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Reeducação Financeira

Postado por Unknown | 16:00


A importância de um orçamento doméstico na hora de poupar. 



É unânime, chega o final do mês e a crise em relação ao dinheiro vem a tona. Se o dinheiro tivesse TPM, com certeza seria nessa época. Mau humor, irritabilidade, vontade de chorar, ansiedade e compulsão. Tudo isso porque mais uma vez o dinheiro vai faltar.

Para evitar e amenizar o efeito colateral da TPM do dinheiro a dica é fazer um orçamento doméstico! Anotar todas as receitas e despesas e entender o que é supérfluo e o que é essencial. 

Vale também identificar os custos que mudam, isto é, os custos variáveis, dos custos que independem de você, os chamados custos fixos. Por exemplo, custo fixo é o aluguel, a mensalidade da escola do filho e variável é o gasto com alimentação, com cabeleireiro e por aí vai. 

Por isso, o primeiro passo é escrever em um caderno tudo que você ganha e gasta, pode ser em um caderno físico ou em uma planilha no seu computador. Na barra lateral do Bolsa Carteira há uma planilha que vocês podem baixar e fazer esse controle digital. 



Lindinha, lembre-se de anotar o cafezinho que você toma depois do almoço, as balas e chicletes que consome, o valor que paga com estacionamento quando sai de carro. Anote tudo, e você verá se o seu dinheiro está escapando dia a dia em pequenas coisas desnecessárias. Ás vezes, você está mascando diariamente aquela viagem bacana que você tanto queria e diz não ter dinheiro. Será mesmo que você não tem?

Vivi Figueiredo
FB: facebook.com/bolsacarteira
Twitter e Instagram: @bolsacarteira_

0 comentários

Perder Peso Rápido