Sabe com que frequência deve fazer exames?
Tomando algumas precauções agora, poderá evitar muitas doenças futuras.
É essencial que tenhamos conhecimento do próprio corpo. O diagnóstico precoce é o segredo do tratamento eficaz de várias doenças. Muitos exames podem ser feitos para avaliar seu estado de saúde.
O papanicolau integra um programa de exames de âmbito nacional, para todas as mulheres com idades entre 25 e 64 anos.
O exame de próstata é essencial para os homens após 40 anos.
Talvez os exames mais importantes sejam aqueles que podem ser feitos em casa.
Ninguém mais indicado que você para identificar sinais de câncer - 90% dos tumores de mama, são detectados pela própria mulher. Qualquer alteração na pele, mamas, hábito intestinal ou estado geral pode ser detectado por você mesmo, pois é você quem melhor conhece o seu corpo.
O médico deve ser informado sobre essas alterações.
Foi vacinado adequadamente?
O Sistema imunológico protege nosso organismo de milhões de substâncias químicas e microrganismos nocivos que nos atacam durante toda a vida.
São dois tipos de imunidade:
A inata, que consiste em barreiras físicas, como a pele e substâncias (geralmente enzimas) presentes nas membranas mucosas capazes de destruir microrganismos. O bebê também é protegido por anticorpos recebidos da mãe, no útero e através do leite materno.
A adquirida, desenvolve-se com o passar do tempo, à medida que o organismo é exposto a microrganismos. Os anticorpos combatem os microrganismos invasores. Mais tarde, quando esses mesmos invasores atacam novamente, a lembrança que os glóbulos brancos mantêm permite ao organismo combatê-los mais rapidamente. A imunidade a doenças, como a poliomielite, também pode ser conferida artificialmente, através de vacinas.
Fuma?
Fumar é um grande fator de risco de bronquite e câncer do pulmão, assim como de outras doenças, inclusive moléstias coronárias, úlcera péptica e envelhecimento precoce da pele. Se você fuma, deve parar, em benefício de sua própria saúde.
Desde a década de 50, quando seus riscos para a saúde começaram a ser estudados, o fumo vem sendo diretamente ligado a câncer do pulmão, da boca, da garganta, do esôfago, da laringe e da bexiga. Suspeita-se também que os fumantes corram um risco maior de contrair câncer dos rins, pâncreas e estômago.
Embora o maior risco de câncer para fumantes seja bastante difundido, muitos não conhecem outras doenças relacionadas com o fumo. Os fumantes têm maior provabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou AVC. As mulheres fumantes tendem a entrar na menopausa mais cedo, o que acarreta maior chance de desenvolver osteoporose.
Além da tosse típica, muitos fumantes acabam sofrendo de bronquite crônica e enfisema, doenças que podem limitar profundamente a capacidade física. Uma simples caminhada de alguns metros pode tirar o fôlego ou causar sofrimento respiratório.
É obeso?
A obesidade aumenta consideravelmente o risco de se desenvolver doenças cardíacas, artrite, diabetes e outros males.
Além do excesso de gordura, existem outros sinais que indicam excesso de peso:
Frequente falta de ar, sensação de corpo pesado, frequente sensação de calor, dores nas costas, quadris e joelhos, menos disposição física.
Tendência maior para desenvolver distúrbios como hipertensão e osteoartrite.
Problemas com peso raramente são devidos a distúrbios de saúde. Quase todas as pessoas com excesso de peso simplesmente ingeriram mais calorias do que gastaram como energia.
Na próxima. Como está sua saúde?
Até lá
Postar um comentário