quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pão de linhaça e farinha de soja

Olá queridos leitores!

Esta receita é mais uma das minhas que resolvo testar para depois postar aqui para vocês. E fica uma delicia viu?
Não coloquem dificuldades para fazer, pensem na saúde e mãos a obra.
Não permitem que o corpo de vocês seja um depósito de lixos, alimente-o com alimentos saudáveis para que você venha envelhecer saudavelmente. 

Minhas receitas é para você ir para a cozinha  brincando e comer sorrindo, pois  que além de manter um corpo enxuto você previne doenças.

Pão de linhaça e farinha de soja

Pão com linhaça e farinha de soja

Ingredientes

2 ovos
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de adoçante
2 colheres de sopa de requeijão zero
2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
6 colheres de sopa de farelo de aveia
4 colheres de sopa de farelo de trigo
2 colheres de sopa de farinha de soja
2 colheres de sopa de linhaça ( eu misturei a dourada e a marrom).
1 colher de sopa de fermento em pó (Royal).
1 xícara de chá de leite desnatado


Modo de fazer




Bater em um recipiente os ovos juntamente com o sal, o requeijão, o iogurte e o adoçante. Vai acrescentando aos poucos os ingredientes secos e por último o leite. Misture bem. Acrescente o fermento mexendo suavemente a massa.
Unte uma forma antiaderente redonda ou quadrada como preferir com uma gota de óleo e põe assar em forno pré-aquecido a 200 graus por uns 25 minutos. Finque a ponta de um palito após este tempo para ver se está assado. 
Retire e sirva com acompanhamentos de seu gosto. Eu degustei com geleia light de abacaxi e framboesa.






  Você sabe qual a diferença entre a linhaça dourada e a marrom?


A linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde como fibras, ômega 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e, selênio.
“Com sabor que lembra a castanha, é uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes”, afirma a nutricionista Flávia Morais, da Mundo Verde, rede especializada em produtos naturais e orgânicos. “Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças”.

Mas você sabe qual a diferença entre a linhaça dourada e a marrom (ou sabia que existem esses dois tipos)? A linhaça marrom é nativa da região mediterrânea, mas também cultivada no Brasil. Ela apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a disponibilidade dos seus nutrientes.

A dourada cresce em climas mais frios e é geralmente importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. Em dúvida quanto a qual escolher? Não se preocupe. “Estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça”, afirma Flávia Morais. O importante mesmo é ingeri-la.



Farinha de Soja
A soja é considerada um alimento funcional, que não contém glúten e fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para saúde. É rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados e, segundo pesquisas na área médica, tem ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. A manutenção da saúde, no entanto, não é feita apenas com o consumo de alimentos funcionais. É preciso aliar dietas e hábitos saudáveis, como a prática de esportes.
No caso de consumo da farinha integral sugere-se a ingestão de pelo menos duas colheres de sopa por dia, misturados a vitaminas, frutas, sucos ou em bolos e receitas preparadas em casa. A farinha de soja integral é elaborado com o grão inteiro, mantendo-se assim todas as propriedades benéficas da soja, produzida a partir da tostagem e moagem da soja orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário