Pertence a dois sistemas do corpo: o sistema digestivo por seu papel na quebra de
nutrientes, e o sistema endócrino para a produção de hormônios.
O pâncreas é uma glândula mista: exócrina e endócrina, um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas, produtoras de hormônios, tem também função importante na produção de hormônios como a insulina e glucagon.
Segrega continuamente suco pancreático (contendo água, bicarbonato, e as enzimas necessárias para digerir os hidratos de carbono, gordura e proteína), através do ducto pancreático para o duodeno
As enzimas secretadas pelo pâncreas digerem proteínas, carboidratos e gorduras.

Distúrbios incluem câncer de pâncreas, pancreatite (processo inflamatório no pâncreas), tumores benignos, diabetes Tipo 1, fibrose cística.
Prevenção:
Evitar excessos álcool, não fumar, diabetes, pessoas submetidas a cirurgias do estômago, duodeno e vesícula (ter acompanhamento).
Sintomas iniciais do câncer pancreático:
Dor na parte superior da barriga ou abdome, cansaço e fraqueza, perda de apetite e de peso, Icterícia (cor amarela na pele e olhos), urina escura e fezes com cor de argila.
Adenocarcinoma.
É o nome que se dá a qualquer tipo de tumor que se desenvolve em alguma glândula do corpo.
São aqueles que podem se desenvolver nas mamas, no pâncreas, nas glândulas salivares na boca, na parede da mucosa do estômago ou na tiróide.
Menos de 2% dos indivíduos com adenocarcinoma sobrevivem até cinco anos após o diagnóstico, com algumas excessões quando trata-se das mamas.
As chances de cura são pequenas, geralmente há um grave comprometimento de outros órgãos, o que diminui as chances de cura e por isso indica-se o tratamento paliativo.

Já foram feitos transplantes de pâncreas e o primeiro foi feito em 1966, no Hospital da Universidade de Minnesota, Minneapolis, Estados Unidos pelos Cirurgiões William D. Kelly e Rihard C. Lillehei, com colaboração de F. K. Merkel, Y. Idezuki e F. C Goetz.
No Brasil o primeiro transplante de pâncreas isolado do mundo foi feito pelo Médico Edison Dias Teixeira em 25 de maio de 1968, no Hospital Silvestre, Rio de Janeiro.
Admirável feito parece ter sido esquecido por quase todos os médicos
no Brasil e no exterior.
Pâncreas artificial
É uma tecnologia em desenvolvimento para ajudar as pessoas com diabetes controlar automaticamente seu nível de glicose no sangue , fornecendo o substituto endócrino funcionalidade de um pâncreas saudável.
Fontes: portalsaofrancisco,wikipedia.org
Até a próxima
É uma tecnologia em desenvolvimento para ajudar as pessoas com diabetes controlar automaticamente seu nível de glicose no sangue , fornecendo o substituto endócrino funcionalidade de um pâncreas saudável.
Fontes: portalsaofrancisco,wikipedia.org
Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário