Querido leitores!
Sabemos que perder peso é muito mais difícil do ganhar, não verdade? Exatamente. O que mais escuto é que dietas restritivas eliminam peso mas não são saudáveis. Depende. A dieta que sigo é restritiva porque nos faz mudarmos hábitos alimentares primeiro para depois estabelecermos um critério de mantê-la.
Toda dieta exige disciplina e persistência. Não se pode desistir na metade do caminho, criando obstáculos e desculpas para nossas falhas. Faço minha dieta restritiva por fases.
Exemplo:
Primeira fase por ser muito restritiva dura pouco, na segunda nos exige muita disciplina para continuar, na terceira atingimos nossa meta e assim podemos incluir novos alimentos, sendo que a quarta nos trará a felicidade plena e novos hábitos alimentares. Para os disciplinados as retsrições não são difíceis porque eles focam no que querem e buscam atingir a meta.
Eu abri mão de vários alimentos que considera saudável, e no entanto, eram puramente lixos. Lixos industrializados, com muita gordura e carboidrato. Tornando o organismo lento e sem disposição. Para saber o que é melhor para você, nada mais do que você mesmo. Procure as mudanças, procure o melhor, faça o melhor, seja o melhor. Iguais está cheio por aí, os que fazem a diferença, são poucos.
Escutei várias vezes. Fiz a dieta e voltei a engordar. Não consigo continuar. Não tenho tempo para exercitar meu corpo, não, não e não...
Como assim? devemos repensar nossos nãos e começar avaliar a possibilidade do sim,do eu consigo. Assim podemos persistir sem que nada de externo nos atrapalhe.
Não fuja da balança. Ela deve seu sua amiga. Controle sua alimentação. Mude seus hábitos alimentares. Exija mais de você..
A conquista vem aos poucos e é tão saborosa que seu gostinho dura para sempre.
Uma pessoa com tendência a ter obesidade não pode vacilar. Hábitos saudáveis adotados para perder peso devem ser mantidos mesmo após alcançar a meta.Muitos pessoas acabam retomando os quilos perdidos porque deixam a disciplina de lado com o tempo, comer bem, praticar exercícios e fazer check-ups no médico regularmente deveriam ser regra na vida de todas as pessoas durante a vida inteira. No caso de pessoas com tendência a desenvolver a doença, entretanto, a medida se torna ainda mais relevante e não segui-la pode trazer consequências mais imediatas, como a desnutrição e a volta da obesidade.
Evite os maiores erros no combate à obesidade
De acordo com o endocrinologista Amélio Godoy Matos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a maior parte dos tratamentos para obesidade inclui um arsenal de remédios, já que são poucos os casos em que o paciente consegue reverter o problema apenas com disciplina. "Isso não significa, entretanto, que o uso de remédios dispense a adoção de hábitos saudáveis", explica. E está aí um dos principais nós relacionados ao controle de peso: muita gente acha que basta controlar a medicação para que os quilos comecem a desaparecer. "Quando isso não acontece, vem a frustração e o abandono das consultas", aponta. O erro é comum, mas não o único. Se você já tentou emagrecer e não alcançou sua meta, veja os principais erros, apontados por especialistas, no tratamento da obesidade:
Ignorar as calorias totais da dieta
"A alimentação desequilibrada é um dos principais fatores relacionados à obesidade", afirma a educadora física e doutoranda em nutrição Ana Dâmaso, coordenadora do Grupo de Estudo da Obesidade (GEO) da Unifesp. Segundo ela, quando este fator está associado ao excesso de peso, tona-se necessária a reeducação alimentar. Tudo começa estabelecendo um limite máximo de calorias que podem ser consumidas diariamente. "Uma pessoa acima do peso provavelmente ingere muito mais calorias do que seu metabolismo é capaz de queimar", afirma a especialista. Para isso, procure um bom nutricionista que possa elaborar um cardápio individual.Manter o sedentarismo
"Exercícios físicos são uma das principais estratégias terapêuticas não medicamentosas para combater a obesidade", diz a educadora física Ana. Segundo a especialista, atualmente exercícios valem por remédio. O método mais eficaz para perder peso é combinar exercícios aeróbios, como a caminhada, com exercícios resistidos, com a musculação. "Juntos, eles não só combatem a obesidade, como ainda ajudam no controle da síndrome metabólica e da esteatose hepática não alcoólica (acúmulo de gordura no fígado)", explica.
Perder o controle da ansiedade
A obesidade é uma doença multifatorial e, na maior parte dos casos, está ligada a disfunções emocionais. "Grande parte dos pacientes sofre de ansiedade, estresse e outros problemas que podem levar à compulsão alimentar, por exemplo", afirma o endocrinologista Marcos Antonio Tambascia, professor da Unicamp. Por isso, incluir um terapeuta comportamental no tratamento da obesidade pode ser fundamental para alcançar o sucesso.A nossa alimentação deve propor o equilíbrio entre as gorduras e outros nutrientes. De acordo com a nutricionista Amanda Epifânio, o problema é que passamos a consumir muito mais gordura do que as recomendações diárias, em especial, por causa da industrialização de alimentos. "Nesses produtos, encontramos frequentemente quantidades absurdas de gorduras, quase sempre saturadas ou trans", alerta a especialista. E exemplifica: em um pacote de biscoito recheado há 30g de gordura, quase a metade da recomendação de um dia inteiro (cerca de 70 g para uma dieta de 2.000 calorias). Se, no mesmo dia, for consumido um bife de picanha, mortadela no café da manhã e leite integral, as quantidades de gorduras são facilmente ultrapassadas.
Procure as alternativas que mais combinam com você. Siga a risca, não desista, a obesidade é uma doença e precisa ser tratada, pois com ela nosso organismo carrega mais um monte de outras doenças como: hipertensão, colesterol elevado, diabetes e junto com eles vem: auto estima baixa, insatisfação, nervosismo, tristezas e assim por diante. Somente quem se livra dela consegue: bom humor, satisfação, alegria, saúde, bem estar...
Persista! você consegue.
Postar um comentário