Mas infelizmente também o colesterol ruim.
O colesterol é uma substância cerosa, gordurosa produzida pelo fígado (70%), em alguns alimentos de origem animal (30%), como laticínios, ovos e carne, essa substância gordurosa reveste as membranas das células e sintetiza matéria-prima de hormônios e sais biliares. Em demasia pode causar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Lipoproteínas de baixa densidade LDL, "mau" colesterol, pode causar acúmulo de placas nas paredes das artérias. Quanto mais LDL existe no sangue, maior é o risco de doença cardíaca.
Lipoproteínas de alta densidade HDL, "bom" colesterol, ajuda o corpo a se livrar do mau colesterol no
sangue. Quanto maior for o nível de colesterol HDL, melhor. Se os níveis de HDL são baixas, o risco de doença cardíaca aumenta.
Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL): VLDL é semelhante ao colesterol LDL no que ele contém principalmente gordura, e não mais proteína.
Os triglicéridos são um tipo de gordura. Eles são encontrados nos alimentos, nas áreas rechonchudas do seu corpo e no seu sangue. Seu corpo torna-los a partir de qualquer alimento que você come.
Fatores de aumento do colesterol:
Comer muitas calorias, especialmente açúcares ou carboidratos, como doces e bebidas açucaradas o nível de triglicérides no sangue pode ser elevado.
Ao envelhecermos, os níveis de colesterol tendem a subir. As mulheres antes da menopausa tem níveis de colesterol total inferiores aos dos homens da mesma idade. Após a menopausa, os níveis de LDL podem subir.
Diabetes mal controlado aumenta os níveis de colesterol.
Seus genes, em parte, podem determinar a quantidade de colesterol que o corpo faz.
Certos medicamentos e condições médicas podem causar colesterol alto.
Os médicos orientam que o colesterol total fique abaixo de 200.
O seu número de triglicérides abaixo de 150 mg / dl para proteger seu coração.
Recomenda-se:
Comer alimentos com baixo colesterol e gordura trans.
Maçãs, pimentões, brócolis, couve-flor, aipo, folhas verdes escuras, berinjela, uvas, couve, laranjas, peras, abóbora, tomates, abobrinha, queijo sem gordura, leite desnatado, queijos à base de soja, carne bovina (magros), frango ou peru (sem pele), peixe, (arenque, cavala, salmão, truta, atum) lombo de porco, cevada, feijão, grão de bico, rim, lentilhas, farinha de milho, linhaça moídas ou todo, farinha de trigo integral, grãos de trigo, cuscuz, polenta, milho, sementes de trigo, ou quinoa, farelo de aveia, farinha de soja, tomates inteiros ou em cubos, reduzido teor de sódio.
Cuidado com as altas quantidades de sal em condimentos e molhos, reduzir a manteiga em sua cozinha, use óleos saudáveis - como oliva e óleo de canola, reduzir a quantidade de açúcar.
. Exercício regular pode diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL, controlar o peso, diabetes e pressão alta.
. Tomar a medicação prescrita pelo seu médico.
. Fumar diminui o HDL ("bom" colesterol). Sugestão: pare de fumar!
Até a próxima
Postar um comentário