Com a extrema pobreza editorial que caracteriza o nosso país, fico feliz quando descrubo alguma coisa (qualquer coisa) traduzida para o português na área de low carb / páleo. Foram 2 leitores que me alertaram para a existência do livro abaixo:
A Nova Dieta da Evolução, de Arthur de Vany
Arthur de Vany não é médico, nem nutricionista, é um economista que chegou até a dieta paleolítica tentando achar a dieta mais adequada à filha e à esposa que eram diabéticas tipo I (dependentes de insulina). Descobriu por conta própria que não fazia sentido alimentá-las com farináceos e açúcares, como mandavam as diretrizes governamentais.
O livro tem vários pontos fortes, e dois problemas, um deles grande.
Pontos favoráveis:
- Excelente argumentação sobre como era a dieta de nossos ancestrais;
- Excelente descrição de como a saúde e a expectativa de vida pioraram muito com o advento da agricultura;
- Boa descrição de como deve ser uma dieta paleolítica, sem complicações, sem fases;
- Excelente descrição de como devem ser os exercícios físicos - curtos e de alta intensidade, com ênfase em exercícios com pesos;
- Interessante teoria (emprestada da economia - área de estudo do autor) sobre a necessidade de introduzir a aleatoriedade no estilo de vida.
Pontos desfavoráveis:
- Fobia à gordura: O autor tem uma estranha fobia à gordura, condenando especialmente a gordura saturada. Ao mesmo tempo, favorece o uso de óleo de canola, que é uma coisa completamente processada e anti-páleo. Se você ainda tem medo da gordura, leia os seguintes artigos:
- Auto-promoção: o autor gasta muitas páginas dizendo o como ELE é atlético, musculoso, como sua testosterona é alta, como parece muito mais jovem do que é... Enfim, é meio ridículo neste aspecto.
Qual é, então, o veredito? Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Já postei previamente os livros que considero REALMENTE bons e essenciais - todos em inglês, nenhum traduzido. Acho que, neste contexto, este livro realmente merece ser comprado e lido. Simplesmente ignore tudo que o autor escreve sobre gordura na dieta, e aproveite todo o resto, que é muito bom.
Postar um comentário