-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Alimentação na Menopausa

Postado por Unknown | 09:13



Para algumas mulheres pode parecer algo distante, mas todas deveriam se preparar para esta fase desde o início da vida, pois quanto melhor for a alimentação, melhor será a menopausa.
E para quem já chegou lá, ainda é possível fazer algumas mudanças para melhorar a qualidade de vida...

A menopausa é um processo natural na vida de todas as mulheres, ocorre por volta de 50 anos e sinaliza o final do período fértil e a redução da produção dos hormônios estrógeno e progesterona. Com isso, podem surgir alguns sintomas desagradáveis, como ondas de calor, sudorese noturna, palpitações, cefaléias e vertigens. Há também os sintomas psicológicos, como depressão, irritabilidade, fadiga e perda da libido.

Como se não bastasse, ocorrem ainda alterações na composição corporal e na estrutura da pele. Há comprometimento da produção de colágeno, o que provoca perda de elasticidade da pele e dos vasos sangüíneos. Há redução da massa muscular e aumento da concentração de gordura corporal, principalmente na região abdominal.
O risco de doenças cardiovasculares também se eleva devido ao maior acúmulo de colesterol ruim e triglicerídeos. A captação de cálcio pelos ossos é afetada, aumentando o risco de osteoporose.


MODIFICAÇÕES NA ALIMENTAÇÃO:

1) Introduza a soja na alimentação. Pode ser através do leite de soja (enriquecido com cálcio), tofú ou proteína de soja, que pode ser usada em diversas preparações.

2) Consuma alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados (com pouca gordura, como leite desnatado, iogurtes light e queijos brancos).

3) Consuma semente de linhaça. Para melhor aproveitamento recomenda-se: dar uma leve tostada, deixar algumas horas de molho e então bater no liquidificador. Manter, no máximo, 4 dias na geladeira, em vidro fechado (assim preserva-se o ômega 3).

4) Consuma fibras como aveia, granola, farelo de trigo, quinua ou amaranto.

5) Aumente o consumo de água.

6) Consuma 3 a 5 pequenas porções de frutas variadas por dia.

7) Consuma vegetais no almoço e também no jantar.

8) Aumente o consumo de antioxidantes e nutrientes importantes, como vitamina C (laranja, kiwi, acerola, bergamota), betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras), vitamina E (nozes, castanhas), zinco (cereais integrais, carnes), selênio (castanha do pará, peixes), manganês (pistache, amêndoa, castanha), magnésio (cereais de trigo integral, castanhas).

9) A vitamina D é muito importante para a absorção do cálcio, para produzi-la é necessário uma pequena exposição diária ao sol, em horários não prejudiciais.


EVITE!

- Sal! Cuidado com o excesso! Tanto o sal de cozinha, quanto dos alimentos industrializados (embutidos, salsicha, linguiça, sopas e macarrão instantâneos, molhos e temperos prontos, caldos de carne, etc).

- Bebida alcoólica e refrigerantes.

- Açúcar, doces, gorduras animais, frituras, maionese (lembre-se do aumento do colesterol ruim e triglicérides).

- Cigarro.

- Café e chá preto devem ser consumidos com moderação.


OUTRAS DICAS IMPORTANTES!


- Pratique atividade física! Uma pequena caminhada, dança, yoga, ginástica leve... Mexa-se para não deixar a energia estagnar, para manter o peso ideal e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares.

-Trabalhe, se possível, com algo que lhe dê prazer e possibilidade realizadora.

- Monitore os níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial regularmente.

0 comentários

Perder Peso Rápido