Olá Divas! Dando continuidade a este projeto super legal da Matrix, as Oficinas de Blogueiras, hoje venho contar para vocês o que aprendi no quarto encontro promovido pela marca. Já falamos de tratamento, reparação, coloração e o tema de hoje é forma, ou seja, procedimentos para mudar a constituição do cabelo (alisamento, relaxamento, etc).
Quem veio ministrar a oficina foi Aloísio Filho, Embaixador de Forma Matrix, que nos matou de rir com todo o seu jeito baiano de explicar as coisas, kkk! Amei te conhecer, Aloísio!
Aloísio nos explicou que a primeira coisa que um profissional deve fazer quando a cliente quer alisar é especificar qual é o tipo de cabelo dela. A tabela acima mostra que a maioria das brasileiras têm cabelo cacheado ou crespo, mas há muita diferença de textura e das condições do fio em cada cliente. Por isso a base alisante que serve para uma mulher pode até danificar o cabelo de outra! Por isso, análise individual e cuidadosa é fundamental. Mas, em regra geral, podemos dizer que:
- Guanidina é para alisar cabelo crespo, com textura de fio que vai de médio a fino;
- Hidróxido de sódio é indicada para cabelo crespo, com fio que vai de médio a grosso, e
- Tioglicolato de amônio é para cabelos mais maleáveis - ou seja, anelados, cacheados e com pelo menos 1 cm de raiz lisa.
O educador também explicou que o cabelo é formado por medula (parte mais profunda), córtex e cutícula (parte mais superficial). O ativo de alisamento vai agir lá dentro, na estrutura do fio. Portanto não ache que você pode passar qualquer coisa e de qualquer jeito no cabelo que se não ficar bom você conserta, que não é bem assim não, gata! Kkk! Use sempre produtos confiáveis e procure um cabeleireiro para aplicá-los.
Fuja também das substâncias proibidas, que fazem mal não só para a saúde, mas também para o cabelo. O famigerado formol encapa o fio, e a cliente vai para casa toda feliz achando que seu cabelo nunca esteve tão liso. Só que essa “capa” não vai permitir que hidratação nenhuma entre, e com o tempo o cabelo vai ficar totalmente sem saúde. Já o glutaraldeído se funde com o cabelo e, lá dentro da estrutura do fio, ele se petrifica (ou seja, estrago na certa). Portanto, não use! Preserve a sua saúde, a do seu cabelo e a do seu cabeleireiro! #defendomeusamigoscabeleireiros
A Matrix tem uma linha bem bacana de relaxamento que acompanhei de perto quando foi lançada, há quase três anos. É a Relaxima 3D, onde, com pentes de diferentes espessuras, o profissional consegue também diferentes resultados nos cachos, de acordo com o pedido da cliente. Também há versões em diferentes ativos.
Em cabelo transformado quimicamente uma coisa se torna imperativa: manutenção! Quem ama cuida, e quem alisa, também! Kkk! O Aloísio nos propôs um teste: esticar um elástico várias vezes e depois compará-lo com um elástico novo. Resultado: o esticado jamais volta a forma original. Por isso, segundo ele, quem alisa o cabelo tem que estar bem segura da escolha, pois após 12 meses na forma lisa, os fios não voltam mais à forma natural.
Em cabelo transformado quimicamente uma coisa se torna imperativa: manutenção! Quem ama cuida, e quem alisa, também! Kkk! O Aloísio nos propôs um teste: esticar um elástico várias vezes e depois compará-lo com um elástico novo. Resultado: o esticado jamais volta a forma original. Por isso, segundo ele, quem alisa o cabelo tem que estar bem segura da escolha, pois após 12 meses na forma lisa, os fios não voltam mais à forma natural.
Nós testamos a linha Opti.Liss.Care, indicada para quem alisa os fios com Opti.Liss, que é à base de tioglicolato. Fizemos o serviço Indian Gloss, que usa o Shampoo Revitalizante, o pré-tratamento Opti.Liss, a máscara junto com o sérum Magic Gloss, tudo finalizado com escova.
1. Eu ao lado da Karen Pegorari, do Blog da Pegô, fazendo o teste com nossos elastiquinhos; 2. Leandro Oliveira lavando meu cabelo - ele sempre fala coisas engraçadíssimas nas oficinas e nós morremos de rir com ele; 3. Emerson Oliveira Moura fazendo uma escova mara no meu cabelo (amo!). 4. Aloísio e eu com as outras blogueiras que participaram da oficina.
Meu cabelo não tem alisamento, mas tratamento nunca é demais, né? E eu ameeeei este com Opti.Liss! Me arrisco a dizer que foi o que eu mais gostei de todos os testados nas oficinas, e olha que todos eram muito bons! Meu cabelo ficou incrível, totalmente alinhado, DE DIVA, tá meu bem? Kkk!
Minha amiga Paula Freitas e eu pagando de lindas com escova no cabelo, kkk! Vejam a opinião dela no blog Toda Beleza, já que o cabelo dela é cacheado e diferente do meu.
Eu e Emerson Moura, super querido que eu conheço há um tempão e gosto sempre de encontrar! Amo a escova que você faz no meu cabelo, Emerson!!! =D
Emerson e Tati em momento diva
Girls, amei o tratamento com Opti.Liss. Deixou meu cabelo com os fios alinhadinhos e aparência de super saudável. Recomendo!
Beijos,
@tati_duarte
Fotos: Acervo Pessoal UDSD e Divulgação Matrix.
Postar um comentário