A vitamina C auxilia na formação dos tecidos, ossos, cartilagens e dentes,
estimula as defesas e regula o metabolismo geral do organismo.
Nos seres humanos, é essencial para uma dieta saudável, atua como um doador de elétrons para importantes enzimas.
São muito populares podendo ser encontradas em produtos industrializados enriquecidos como: sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais.
.jpg)
Concentram-se nas frutas: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos, melancia, abacate, banana, maçã e pêra.
Legumes e Verduras: pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião, alface.
Nas fontes animais, a vitamina C está mais presente no fígado e menos nos músculos.
No rosto
Clareia manchas, ajuda na cicatrização de feridas, atenua rugas finas e de expressão é também indica para pele oleosa devido às propriedades adstringentes. Melhora a pele do rosto deixando a pele mais macia e uniforme.
Função da Vitamina C
Participa da constituição de todas as célula do organismo. Importante também para combater as hemorragias e fortalecer o sistema imunitário. As melhores fontes de vitamina C são as frutas e verduras cruas.
A vitamina C é rapidamente destruída quando exposta ao ar e a luz, assim como quando misturada com leite, água com gás, ou qualquer outro meio que possui um Ph alcalino.
Suplemento de vitamina C
Suplemento de vitamina C só devem ser utilizados quando necessários como ocorre no caso da gravidez ou se o indivíduo for fumante ativo ou passivo, então não se deve auto medicar.
Recomendação diária de vitamina C
A ingestão adequada de vitamina C pode variar de acordo com a fase de vida, por isso no caso de: amamentação - 120 mg/dia.
A ingestão adequada de vitamina C pode variar de acordo com a fase de vida, por isso no caso de: amamentação - 120 mg/dia.
.jpg)
Homens adultos - 90 mg/dia - mulheres grávidas - 80 mg/dia - adolescentes 75 mg/ dia e mulheres adultas - 75 mg/dia.
Devendo ser aumentadas durante doenças que provocam febre e pós operatórios cirúrgicos.
Falta de vitamina C
Pode causar escorbuto (seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com consequente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos).
Pode inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias, gengivite, predisposição à infecções: gripe, bronquite ou pneumonia e um tipo de anemia pela diminuição da absorção do ferro presente nos alimentos vegetais.
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Vitamina_C
Até a próxima.
Postar um comentário