Olá, Divas! O Sessão de Cinema de hoje é super especial e eu tenho certeza de que vocês vão gostar! Frances Ha, do diretor Noah Baumbach é daqueles filmes que você guarda no ♥ para assistir de novo várias vezes, sabe? Com certeza um dos mais legais a que assisti nos últimos tempos! Leia a sinopse oficial:
Frances (Greta Gerwig) mora em Nova York, mas na verdade ela não tem um apartamento. Frances é aluna numa companhia de dança, mas não é de fato uma bailarina. Frances tem uma melhor amiga chamada Sophie, mas na verdade elas não estão se falando mais. Frances se joga de cabeça em seus sonhos, mesmo que a possibilidade de realização seja pequena. Frances deseja muito mais do que tem, mas ela leva sua vida com leveza e uma alegria inexplicável. FRANCES HA é uma divertida fábula moderna, na qual Noah Baumbach explora Nova York, a amizade, classes, ambição, fracasso e redenção.
Sim, é tudo isso. E muito mais! Recomendo fortemente que você vá assistir a este filme com a sua melhor amiga (#BFF). Eu fui com minha amiga Paula e nós amamos. Mas se você for com seu namorado, certamente ele vai gostar também, porque é aquele tipo de filme "mulherzinha" sem ser excessivamente "mulherzinha", sabe?
Geralmente eu coloco o trailer no final do post mas, desta vez, quero que você assista logo, para "sentir" quem é Frances:
Ficou morrendo de vontade de assistir? Pois vou deixá-la com ainda mais vontade! Pesquisando para escrever o post me deparei com uma matéria de Matheus Souza para o portal O Globo, chamada Dez Razões para Assistir Frances Ha. Achei uma ótima ideia enumerar os motivos! E, claro, como não vou copiá-lo, decidi fazer o meu top 10. E, como tenho certeza de que só uma pessoa extremamente chata, mal humorada e sem graça não gostaria de Frances Ha, vou chamar o meu de...
10 MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ VAI AMAR FRANCES HA
Sabe aquela sua amiga meio descabelada, meio avoada, que vive tropeçando na rua e esbarrando nas coisas? Que não se liga num assunto e dois minutos depois fala "aaah, entendi...". Esta é Frances. Com certeza você conhece alguém assim. Ou talvez você seja assim. Na verdade, com algum aspecto dela a gente vai se identificar. Mas o principal é que, acima de tudo, Frances é aquela garota gente boa pra caramba.
Quem interpreta Frances é a atriz Greta Gerwig. Eu nunca tinha assistido a um filme dela, embora ela apareça em algumas produções conhecidas, como Sexo sem Compromisso e Para Roma com Amor. Com este filme, a atriz atinge seu auge, com muitos elogios da crítica. John Horn, do Los Angeles Times, disse: "Greta Gerwig Brilha". Julie MacCarthur, do The Huffington Post, escreveu "Greta Gerwig é uma Revelação". E outros disseram coisas semelhantes. Além da atuação, Greta escreveu o roteiro junto com o diretor Noah Baumbach, que é seu namorado. A crítica tem tratado Greta como "a nova musa do cinema independente".
Como fala a sinopse que eu coloquei lá no início, Frances é meio ferrada sob todos os aspectos. Termina com o namorado logo no começo, está sempre sem grana, não consegue bons papéis na companhia de dança na qual trabalha e mal tem onde morar. Mas sua trajetória é mostrada no filme com extrema leveza, apesar do que para muitos seria uma vida cheia de drama. Frances não se desespera e tem paciência para buscar o melhor. O filme é realmente engraçado, mas a graça está nos diálogos, nas pequenas situações. Por isso digo ser um humor inteligente, diferente de comédias escrachadas.
Carlos Helí de Almeida, também no portal O Globo, escreveu que "Frances Ha parece uma versão sem sexo nem glamour de Sex and The City". Como grande fã de SATC que sou, eu discordo. Mas se tem uma coisa que muita gente não percebe, é que SATC é, acima de tudo, uma história sobre amizade, e não sobre sexo (apesar, é claro, do tema ser muito presente). Este é o único paralelo que vejo com Frances Ha. Apesar da personagem se desentender e se afastar um pouco de Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga, é possível perceber o quanto a falta desse convívio representa para as duas. E é muito bonita a relação que elas têm. Com os outros amigos, acontecem cenas mais engraçadas.
Como eu já disse, na situação de Frances, sem grana, sem ter onde morar, sem sucesso no trabalho, muita gente se desesperaria. Aí você pensa "caramba, às vezes a gente reclama tanto da vida, mas sempre tem alguém com mais motivos pra isso". O legal de Frances é que ela não reclama. É óbvio que não se sente feliz com a situação, mas calmamente ela vai procurando resolvê-la, mesmo que tenha que passar por coisas inusitadas. Por isso, bora parar de reclamar e não perder o bom humor?
Poucas histórias se sustentam sem ter um romance, um casal pelo qual vamos torcer. Este é um dos pontos altos de Frances Ha. É feminino, e tem uma aura sensível, mas está longe de ser o que chamamos de "comédia romântica". Muito bom ver um roteiro assim, pra variar daquela coisa totalmente previsível. Por isso, mais uma vez: assista!
Sim, a gente ama filme rodado em Nova York. Mas neste você não vai ver a Times Square, nem a Estátua da Liberdade. Vai ver Nova York sob o ponto de vista de uma jovem que não tem grana, e não da que compra Manolo Blahniks. E vai ver tudo em preto e branco em uma fotografia lindíssima (não seja preconceituosa com filme P&B!). No site do filme tem uma seção super legal em que é possível ver os lugares por onde Frances passa no Google Maps, como o apartamento em que ela morou com Sophie. Mas eu recomendo que você só olhe esta parte depois de ver o filme, pra não estragar algumas surpresas... E, além de Nova York, tem cenas em uma outra cidade que amamos. Não vou contar. Mas você já deve desconfiar de qual é. Rsrs
Frances é bailarina, então, tem que ter música boa, não? Apesar de a vermos dançando em poucas cenas, o filme todo nos brinda com uma trilha sonora das melhores. Tem Rolling Stones, Paul McCartney e vários temas de Georges Delerue, que foi um compositor francês de inúmeras trilhas para cinema e TV. (Ouça Theme de Camille, originalmente do filme Le Mépris, com a diva Brigitte Bardot. Linda). Mas a música mais marcante com certeza é Modern Love, de David Bowie (a do trailer). Após ver o filme fiquei o final de semana inteiro com essa música na cabeça! A lista completa da trilha está aqui.
É claro que o site não é o principal de um filme mas, se você gostar tanto quanto eu, vai querer saber mais, e este é o lugar. Em http://www.franceshamovie.com você vai encontrar todas as informações sobre o filme; críticas, fotos, trailers, saber mais sobre a equipe... Tudo com um design lindo! O site traz algumas fotos que se mexem com o movimento do mouse (parecem gifs) e outras coisas bacanérrimas como os mapas, que já citei. Quem sabe quando você for a Nova York faça um tour na casa dos amigos de Frances?
Frances está naquela fase da vida em que muitas vezes ficamos meio perdidos: o início da vida adulta. Quando já não dá pra ficarmos pedindo socorro para os pais (questão principalmente para os americanos) e temos que nos virar para conseguir casa, emprego, dinheiro. Não é muito fácil, né? Nem todos tem muita sorte no começo. Assim como em São Paulo, por exemplo, Nova York é uma cidade gigantesca em que a concorrência por um lugar ao sol é enorme, e feroz. Frances me passa um sentimento de esperança por que ela não desiste; ela batalha por algo melhor, mas o faz com paciência e bom humor. E toda uma "thconguice" que lhe é peculiar. Enfim, não tem como não amá-la e torcer por ela!
Além de todos os motivos com os quais tentei te convencer a assistir o filme, tem mais dois. O primeiro é que uma produtora brasileira, a RT Features, trabalhou no filme. É uma forma de prestigiar nossos talentos brasileiros. E, a outra, é que você vai dar um sorriso até o último minuto do filme. Eu te garanto. ;-)
Convencida? Então compartilhe este post no Facebook das suas amigas e marque já um horário para ir assistir amanhã!
E depois, não deixe de me dizer o que achou.
Beijos,
Fotos: Divulgação






















Postar um comentário