Olá queridos leitores:
Quando vocês pensam em colocar alimento na boca passa pela cabeça de vocês qual o resultado dele quando chega em nosso estômago? Será benéfico para nossa saúde? ou será que somente para saciar minha gula. Já falei aqui a diferença entre fome e vontade.
A fome sentimos quando nosso organismo está necessitando de nutrientes saudáveis para nos mantermos e a vontade surge quando não necessitamos de nutrientes mas sentimos vontade de comer algo para saciar nossa gula. Gula que irá nos satisfazer por um momento muito breve, sendo que logo em seguida permanecerá em nosso corpo nos abastecendo de gordura maléficas.
Essa vontade sentimos quando olhamos numa mesa de padaria (doces, tortas, bolos..etc) ou numa churrascaria (costelas e cortes gordos de carnes) ou quando passamos por uma confeitaria e nosso olhar é desviado para um balcão cheio de gordura trans ( como por exemplo (salgadinhos e docinhos ). Será que é disso que precisamos para manter nosso corpo saudável? claro que não.
Mas ao invés de dominarmos nossa gula partimos para a vontade e assim matar a gula. Belo pecado que cometemos. Será que iremos ficar felizes à longo prazo? ou somente por alguns segundos até que passa por nossa boca? Como vai ser recebido pelo seu organismo? Ele vai evitar doenças ou somará mais prejuízos dentro de você?
pensem nisso!
Gosto de postar receitas com alimentos saudáveis. Alimentos selecionados e funcionais.Que após passarem por nossa boca chegarão até nosso estômago e serão distribuídos para nossos órgãos com benefícios extremos ao nosso corpo.
Sempre que crio uma receita meu primeiro passo é procurar misturar alimentos que beneficiam nosso organismo e ao mesmo tempo nos mantém saciados por mais tempo. Isso mesmo! Procuro fazer e além de deixar saboroso, tornar um alimento funcional. São ingredientes fáceis de encontrar e com preço barato.
Este empadão além de saboroso é um verdadeiro tratamento de prevenção à doenças.
Contém:
Espinafre:
![]() |
| Espinafre |
Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça é essencial para
formação dos ossos, dentes, construção muscular,
coagulação sanguínea e conservação da visão. Muito recomendado pelas nutricionistas, pelas diversas substâncias nutritivas que possui.
A abóbora é um alimento rico e poderoso que faz muito bem a saúde. Incluir este alimento nas receitas diárias além de ficar uma delícia traz benefícios para o organismo. Abóbora é rica em minerais, fonte de ferro.
A abóbora é considerada um componente da hemoglobina, que transporta oxigênio para as células e retira dióxido de carbono, participa da produção e liberação de energia do corpo e é vital para o bom funcionamento do organismo.
Outra característica da abóbora é a presença de muito potássio.
| Abóbora |
O mal da gordura trans:
"Ela eleva o colesterol ruim (LDL), diminui o colesterol bom (HDL), aumenta a obesidade abdominal e o processo inflamatório no organismo e há um risco maior de desenvolvimento de diabetes", alerta o cardiologista Raul Dias dos Santos Filho, consultor do Centro de Medicina Preventiva Einstein. Isso tudo pode predispor a um risco muito grande de aterosclerose, que é a formação de placas de gordura, causadoras do entupimento das artérias do coração e do cérebro. "Por isso é muito importante haver a conscientização da população para não consumir esses alimentos", completa o médico. Também há evidências na literatura científica de que o consumo excessivo de gordura trans pode estar relacionado à maior incidência de câncer de mama.
Vamos usar a consciência?
Empadão de espinafre, couve e abóbora
| massa antes de ir ao forno |
| Empadão pronto |
Ingredientes:
2 ovos
1 iogurte desnatado sem o soro ( 170 gramas)
4 colheres de sopa de queijo cottage ou 1/2 xícara de chá de queijo frescal light picado
4 colheres de sopa de requeijão zero gordura
1 pitada de sal
1/2 cebola picada
2 folhas de couve picada
1 fatia pequena de abóbora picada
3 maços de espinafre picado
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Primeiramente coloque em uma panela a cebola picada e a abóbora com um pouco de água. Assim que amolecer coloque a couve e o espinafre e deixe mais 5 minutos até cozinhar. Desligue e reserve.
No liquidificador bater todos os ingredientes (exceto o fermento) acrescentando também o refogado da abóbora, a cebola, a couve e o espinafre. Bater bem.
Desligue e acrescente o fermento misturando com uma colher.
Montagem:
Unte uma forma média e coloque a massa líquida mais o recheio mais a massa. Assar por mais ou menos uma hora.
O recheio é livre; Esta foi feita com carne moída cozida e temperada a gosto. Pode ser frango desfiado, queijo e presunto, ou de atum.
Hummmmm! Delicioso. Um alimento completo.


Postar um comentário