-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Leitores:
Eu amo frutas de qualquer espécie. Para envelhecermos com saúde o ideal é mantermos uma alimentação com poucas calorias, muitas frutas, verduras e legumes. Hoje vou falar de uma fruta de gosto doce e suave e muito rica em nutrientes: A TÂMARA.



 A natureza é perfeita, nosso Criador pensou em tudo e nos ofereceu em abundância tudo o que necessitamos para prevenir doenças e viver saudavelmente.
O ayurveda, sistema de cura mais antigo do mundo, originário da Índia, ensina que a conexão harmoniosa com a natureza é a chave para termos saúde. Com o passar das décadas, nos distanciamos aos poucos dessa grande sabedoria e, neste momento de evolução do planeta, voltado para o progresso e a tecnologia, estamos a cada dia mais afastados de seu poder curador. 
Minha intenção é compartilhar com vocês dicas valiosas e fáceis de serem inseridas no nosso dia-a-dia.
Pare para pensar:
Há quanto tempo você não come uma tâmara? Você conhece o gosto doce e suave desse fruto tão rico em nutrientes? Eu sou apreciadora dela. Semanalmente visito casas de produtos naturais e lá está ela esperando para ser degustada. Ela é uma preciosidade. Ela tem baixo teor de gordura, zero colesterol e são riquíssimas em vitaminas (A1, B1, B2, B3, B5, C) e minerais. São ainda uma fonte importante de proteína e, por conterem fibras solúveis, insolúveis e diferentes tipos de aminoácidos, ajudam a melhorar o sistema digestivo. Ela possui também açúcares naturais, como glicose, sacarose e frutose. Por conta disso, ao ser adicionada em vitaminas, a fruta confere um sabor adocicado que não faz mal, não engorda, gera energia e alimenta nossa carência afetiva!
As tâmaras são ricas em potássio (790 mg por 100 g de tâmara seca), cobre (0,24 mg), magnésio (65 mg) e cálcio (59 mg).
As tâmaras são também ricas em ácido pantotênico, a vitamina B5, conhecida pelos seus efeitos tranquilizantes. Assim, têm quem chame as tâmaras de “doses naturais de anti-estressante” pela capacidade que tem de relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar. Também pode ser interessante comer algumas tâmaras antes de dormir por conter triptófano que estimula a formação de melatonina, que pode contribuir a conciliar o sono e evitar a insônia.
Ricas em ferro, são aconselhadas para quem padece alterações hepáticas e anemias. Devido ao alto conteúdo de celulose e outras fibras são recomendadas nos casos de intestino preso por atuarem como suave laxante.
As tâmaras estimulam o apetite, resultando assim muito benéficas nas aflições intestinais e estomacais associadas à inapetência.
Ricas em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e potássio. Livres de colesterol são um aliado magnífico na luta contra o câncer.

As tâmaras são eficientes defensoras do organismo frente a gripes, viroses e outras infecções, tanto do aparelho respiratório como urinário.
Comer uma tâmara por dia é um passo simples rumo a uma rotina nutritiva e saudável. Acomode-se confortavelmente em sua poltrona, com a coluna ereta e os olhos fechados. Faça várias inspirações e expirações profundas e traga sua atenção para o aqui e agora. Utilizando sua imaginação, com os olhos da sua mente, visualize uma tâmara. Sinta a textura e aroma. Saboreie sem pressa! Daqui para frente, coma uma tâmara por dia. Sua saúde agradece. 

Fonte: Revista Gol -julho de 2013 por Marcia de Luca- Especialista em Ioga, meditação e autora do livro Ayurveda - A cultura de bem viver.


Curiosidades: 
Se diz que um beduíno resiste três dias de marcha com uma tâmara: “No primeiro come a pele, no segundo dia o fruto e no terceiro o caroço” O que para nós pode ser uma sobremesa ou uma iguaria, no deserto faz possível a vida. Por isso as tamareiras são objeto de veneração ali onde se cultivam. Simbolizam a união entre céu e terra, sua presença junto às casas é sinal de hospitalidade. É a palmeira que inspirou as colunas dos templos, o pilar do céu, segundo afirma a palavra grega phoenix. Em muitas mesquitas, como em Córdoba, as colunas lembram a forma das palmeiras. E nas paisagens mais áridas, o doce do seu fruto evoca o paraíso.

Produção no mundo:

Os países asiáticos e africanos, principalmente Egito, República Islâmica de Iran, Arábia Saudita, Paquistão, Iraque e os países vizinhos, juntos produzem aproximadamente 98% das tâmaras do mundo. Estados Unidos, Espanha e México produzem o restante. Fonte: FAO
As tâmaras são um cultivo de subsistência de extrema importância em quase todas as regiões desérticas. Para milhões de pessoas constituem um importante elemento nutricional que contribui na segurança alimentar e são também parte vital da cultura e da agro biodiversidade da população local.
No Brasil não se conhece produção comercial de tâmaras.

0 comentários

Perder Peso Rápido