O inverno é o horário nobre para sopas, ensopados e bebidas quentinhas.
As pessoas ficam mais em casa, diminuem o exercício, daí a importância de estar atento ao ponteiro da balança e de perceber a necessidade de ajustar o nosso padrão alimentar ao clima e também à atividade física.
Sopas e caldos se forem feitos com muita manteiga, creme de leite, arroz ou batata podem esconder as mesmas calorias do que um x-burguer.
Substitua os molhos a base de maionese e óleo por azeite de oliva ou iogurte desnatado batido com ervas, e especiarias, mostarda, molho inglês ou molho de soja light.
Em vez de cair de boca na caixa de bombons coma cookies de fibras e tente comer de três em três horas.
A vontade de comer folhas cruas diminui, então opte por legumes cozidos.
As frutas também ficam de lado no inverno. elas são facilmente substituídas por doces e chocolates na sobremesa e nos lanches entre as principais refeições. Para evitar que os quilos a mais venham junto, substitua os doces por frutas quentes. Prepare banana, pera ou maçã com canela assadas no forno ou micro-ondas. Você pode ainda cozinhá-las no forno com água e um pouco de mel .
No inverno temos possibilidade de ter o nutricional, o econômico e o ecológico.
A quantidade de vitaminas e minerais que oferecem os alimentos da época hortaliças e frutas é maior, pois o seu desenvolvimento ocorre nas condições climáticas que lhe são adequadas.
Além de serem também mais saborosos, economicamente são mais vantajosos para o consumidor.
Deveremos ainda ter em conta que, ao consumir alimentos da época, estará a respeitar o ciclo natural da produção que ajuda a preservar o meio ambiente.
Alimentos da época, como a acelga, os espinafres, a couve, o repolho, a couve-flor, as couves-de-bruxelas, os cogumelos, as ervilhas, o feijão, a beterraba, o rabanete, a alface, o agrião, cenoura, rabanete, nabo são bem vindas, os feijões e grãos integrais, oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas, e temperos como o coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola, alho (temperos e condimentos que tem a função de aquecer)No que se refere à fruta, deveremos dar preferência ao consumo de laranjas, tangerinas e kiwis.
Se receber um convite para uma feijoada, não deixe de ir, mas coma com moderação, evitando consumir as carnes gordurosas presentes no prato. Abuse de couve cozida, laranja em pedaços e o famoso vinagrete, diminua o arroz e a farofa.
Modere o consumo de bebidas alcoólicas, que são fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem calorias sem nenhum nutriente.
http://saude.sapo.pt/
Na próxima: O inverno está chegando (ou já chegou)?
Até lá
Recomendo:
Conheça o clube Como ganhar dinheiro com sua página no Facebook

.jpg)
Postar um comentário