quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chocolates, verdades e mitos



O que é verdade e o que é mito em relação ao chocolate?



vilão dieta

Até quanto se pode comer por dia, sem prejudicar a saúde? A SPRIM Brasil Agência de Saúde e Nutrição, de São Paulo, através de seus profissionais da saúde (nutricionistas e nutrólogos), esclareceu algumas lendas e verdades da iguaria. 


Chocolate faz bem à saúde? 

Verdade:

Novas pesquisas científicas mostram que o chocolate amargo, se consumido semanalmente, pode ser benéfico ao organismo. Apesar da gordura do chocolate ser originária da manteiga do cacau, isto não é tão ruim quanto parece. Mesmo sendo rica em gorduras saturadas, não aumenta os níveis do colesterol ruim, o LDL.O chocolate amargo também possui alto teor de magnésio, podendo ajudar as mulheres com ciclos menstruais problemáticos.

Chocolate faz mal a saúde?

Verdade:

O consumo excessivo de chocolate faz mal a saúde. Em especial as versões ao leite e branco, porque possuem muitas calorias.Obesos, com predisposição a engordar, ou que querem manter a forma, devem comer com moderação ou mesmo evitar a ingestão do produto. A grande quantidade de gordura saturada,  prejudica a saúde podendo causar entupimento das artérias e, conseqüentemente, acarretar doenças cardiovasculares.

Chocolate causa acne?

Mentira: 

Não há uma comprovação científica. Porém, por conter muita gordura saturada, é esperado que pessoas que têm propensão ao desenvolvimento de acne, apresentem mais espinhas após o consumo em excesso.

Chocolate é afrodisíaco? 

Mentira:

Estudos não encontraram nada de concreto. O consumo desse alimento estimula a produção de substâncias que podem ser responsáveis pela sensação de bem-estar. Mas se o chocolate possui qualquer propriedade afrodisíaca, elas provavelmente são de ordem psicológica.

Chocolate causa cárie? 

Verdade: 

Por conter açúcar, o chocolate pode contribuir para o desenvolvimento de cáries. 
Podendo ser evitado: após consumir chocolates basta uma correta higiene bucal.

Chocolate vicia?

Mentira: 

Ainda não foram encontradas nada diretamente que prove vício ou dependência. O que causa ao consumidor é uma certa saciedade quando o alimento é ingerido em grandes quantidades.

Segredos nutritivos:

Segundo um fabricante:  O chocolate contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes
 necessários ao corpo.

Calcula-se que uma barra média contenha:


Escuro mais saúde
3 gramas de proteína.
15% da necessidade diária de riboflavina.
9% da necessidade diária de cálcio.
7% da necessidade diária de ferro.


Dentro dos vários compostos do chocolate, encontram-se os flavonóides (Ácido gálico e epicatectina).
Estas substâncias com propriedades cardioprotectoras têm origem no grão de cacau e consistem num sub-grupo de substâncias antioxidantes, denominadas polifenóis, que previnem o envelhecimento precoce. São encontradas em maior quantidade no chocolate amargo. 


Pesquisa em : Espaço Viva Mais Bradesco


                                                                                         Até a próxima

                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário