-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Dentro da Academia temos um Studio de Pilates que oferece esse serviço a parte da academia e incrivelmente sempre vejo alunos lá, das mais variadas idades, mas predominantemente adultos na faixa dos 40-50 anos.

Já havia reparado em alguns exercícios, achei tudo bem "bico", movimentos leves, visualmente fáceis e pensei "Isso é muito fácil pra mim, já que estou acostumada com treinos de musculação intensos e pesados".

Então algumas pessoas me perguntaram se ajuda, como é que funciona e eu não poderia escrever para vocês sem saber nada de Pilates, certo?
Fui fazer uma aula demonstrativa e gostaria de dividir então essa exeriência.

Fui instruida durante a aula pela Fisioterapeura Talita Borin que me deu uma introdução sobre o que é o Pilates e como ele funciona:

"O método Pilates desenvolvido por Jopeph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo.
Os exercícios do método Pilates uma vez executados de forma correta, levam a diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.

O sistema básico inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo.
Já no sistema intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros mais complexos como os acrobáticos que exigem um maoir controle muscular.

Benefícios:

Alongamento de toda coluna vertebral e membros;
Correção da postura;
Melhora da respiração;
Fortalecimento muscular global, com ênfase em abdomen, glúteos, adutores e paravertebrais (coluna);
Melhora da coordenação motora;
Capacidade de concentração;
Notável melhora das dores provocadas pelas patologias ósteo-musculares;
Melhora do estress;
Significativa alteração no biotipo, esculpe a boa forma e a mantém.
  Atividade física completa para os atletas do dia-a-dia, que precisam se exercitar para aguentar as tensões da vida moderna."

Pois bem, fui eu executar alguns dos exercícios e de facinho, ha ha ha, não tem nada não!
Como o que vale é a perfeição na técnica, pilates pode ser um grande desafio para muitos e como a Thalita ressaltou, tráz grandes benefícios!!!

Segue as fotinhos de alguns exercícios que executei!
Beijos,

















0 comentários

Perder Peso Rápido