Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, a Síndrome da Fome Oculta consiste na ausência de um ou mais nutrientes em nosso organismo. Outra definição que podemos elencar é a carência de vitaminas e sais minerais essencialmente necessários para o bem-estar físico, emocional e social do Ser humano.
O dia foi corrido, e você trocou o almoço por um lanche? Ou você está de regime, e trocou aquele bife por um pouco mais de salada de alface? Pois mesmo que o seu corpo ainda não esteja dando sinais, ele pode estar sentindo falta de alguns nutrientes.
A população em geral consome poucos alimentos como leite e vegetais, e muitos tem tentado excluir a carne de seus cardápios, como forma de diminuir o consumo de calorias. Esse tipo de alimentação desbalanceada pode provocar deficiências como a de ferro e de cálcio. A deficiência de ferro é um dos aspectos mais comuns da alimentação desbalanceada. No Brasil, aproximadamente de 20 a 30% das pessoas tem deficiência de ferro.
As pessoas que tem essa ‘fome oculta’ não têm nenhuma característica da desnutrição clássica, e proporção entre peso, altura e idade corretas. Por isso, o problema não é detectado. A pessoa só percebe quando já está muito acentuado.
A maior parte dos alimentos industrializados são pobres em ferro. Algumas marcas já estão investindo na suplementação artificial deste mineral, porém, o ideal é procurar o ferro nos alimentos que já o contêm naturalmente, como as carnes vermelhas, os vegetais verdes escuros e a gema do ovo.
Mas é preciso tomar muito cuidado com os complementos alimentares, aqueles comprimidos tão populares, pois o excesso de algumas substâncias pode intoxicar o organismo. Esses complementos só podem ser tomados sob recomendação médica ou de nutricionista.
Para uma alimentação saudável, procure variar bastante o cardápio, não esquecendo de incluir vegetais, carnes, frutas e cereais. Em caso de dúvida, procure um nutricionista, que poderá lhe orientar e corrigir possíveis deficiências em sua alimentação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário